09/02/2023 às 13h07min - Atualizada em 09/02/2023 às 16h00min

Porta-bandeira cadeirante promete brilhar em desfile inclusivo

Débora Cardoso Gomes é dentista e vai estrear no desfile da Escola de Samba da Fundação Curro Velho

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
Débora Cardoso Gomes é dentista e vai estrear no desfile da Escola de Samba da Fundação Curro Velho. / Foto: Wellyngton Coelho

O desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho chega às ruas do Telégrafo neste sábado (11). Cerca de 500 crianças e jovens participarão do evento, que acontece há mais de três décadas. A novidade este ano é a primeira Pessoa com Deficiência a assumir a função de porta-bandeira em Belém.

Débora Cardoso Gomes é dentista e faz uso da cadeira de rodas há 12 anos. Começou a dançar em 2018, quando entrou na companhia de dança inclusiva "Do Nosso Jeito". Desde então, o Curro Velho tem sido sua segunda casa. Esse ano, recebeu o convite mais inesperado.

Sem acreditar que assumiria a função de porta-bandeira, Débora achou que não iria conseguir, por ser cadeirante. "Eu imediatamente pensei 'como vai ser possível?', mas, depois, conversando com o pessoal, e eles me mostrando como seria desenvolvido o projeto, eu pensei "não, tem como sim. Eu não posso colocar essa barreira na minha cabeça'", explicou.

Apesar de nunca ter participado dos carnavais das Crias, Débora esteve presente em muitos projetos parceiros do Curro Velho. Para ela, o desfile representa o resultado de muito esforço e dedicação. "A minha expectativa é a melhor possível, até porque é um convite inédito pra mim", explicou. 

A dentista, de 45 anos, revela que é muito importante estar à frente de um projeto como esse. "A representatividade que isso traz para outras pessoas que são usuárias da cadeira de rodas ou que tenham outras deficiências, é mostrar que, sim, é possível para todos nós", finalizou. Débora também lembra que o desafio não é apenas dela, mas de toda a equipe que trabalha para fazer o desfile acontecer. 

Os bastidores

Sem dúvidas, uma parte bem importante da apresentação é a vestimenta. Da roupa adaptada que Débora vai usar até a dos demais participantes, tudo é pensado para garantir um aproveitamento máximo de materiais e de conforto. Ao todo, cerca de 30 fantasias são confeccionadas por alas. 

SERVIÇO

Data: 11/02

Horário: 9h

Concentração: Praça Brasil, Travessa Pombal

Percurso: Avenida Senador Lemos, Travessa Djalma Dutra, Curro Velho (Rua Nelson Ribeiro)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?