17/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 17/02/2023 às 08h00min

Operação Inverno realiza limpeza e dragagem de canais de Belém

A ação tem o objetivo de evitar alagamentos no centro e periferia

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
Os trabalhos são para o escoamento das águas da chuva, evitando alagamentos das vias. (Foto: Ascom / Sesan)

                                                                                                                                                    
Como continuidade ao cronograma da Operação Inverno 2023, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), intensifica os serviços de limpeza e dragagem dos canais no centro e periferias da cidade. Os trabalhos são para o escoamento das águas da chuva, evitando alagamentos das vias.

A ação é uma continuação do que vem sendo feito desde os primeiros dias da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, em 2021.

Nessa quinta-feira (16), trabalhadores da Secretaria de Saneamento realizaram serviços nos bairros do Reduto e Val-de-Cans. Os demais canais serão limpos seguindo o cronograma de serviços da Sesan, que também realiza a coleta de entulho e a roçagem de mato nas áreas dos canais.


Canal da Doca

Na manhã desta quinta, o canal da avenida Visconde de Souza Franco, entre as ruas Antônio Barreto e Boaventura da Silva, no bairro do Reduto, recebeu o serviço de dragagem mecânica, com retirada de lama, aprofundando o leito do canal, e limpeza manual, utilizando escavadeira e caçambas. A conclusão do serviço pode levar até sete dias, levando em consideração o período de chuvas e marés altas.

O contador Hugo Andrey Siqueira, 42 anos, morador do Reduto, avaliou como positiva a operação. "É muito importante essas ações de limpeza nos canais de nossa cidade. Como chove todo dia, a limpeza evita o alagamento. É bom para a população que caminha no calçadão, às margens do canal e também para quem passeia de bicicleta, pois tem muito fluxo de carro e evita o mau cheiro. É importante manter o padrão de limpeza do canal para evitar transtorno à população", afirmou Hugo.

O jovem Diego Donay, 23 anos, que trabalha com serviços gerais, todos os dias vai de bicicleta para o trabalho, localizado às proximidades do canal da Doca e se diz satisfeito com a operação de limpeza. "Além de deixar a cidade limpa, evita problemas com alagamentos e entupimentos nos dias de chuva e quando a maré cresce. O ideal é prevenir para não ter dor de cabeça mais tarde".


Val-de-Cans

Seguindo com as ações de eliminar alagamentos e deixar a cidade limpa, no bairro de Val-de-Cans os serviços de limpeza manual e mecânica também foram feitos em toda extensão do canal do Promorar 1. 

Claudileia Gomes, 47 anos, educadora ambiental e conselheira do meio ambiente do bairro Maracangalha, faz um apelo à população para manter a cidade limpa. "Esse trabalho de limpeza é necessário todo ano. Em 2020, vivenciamos uma tragédia, alagou toda essa área. Há necessidade dessa limpeza porque o canal Promorar é receptor de toda a água do bairro e essa limpeza é para evitar alagamentos", explica a educadora. Claudileia também ressalta que é necessária a conscientização dos moradores para não jogar lixo no canal.


Belém Bem Cuidada

A Operação Inverno faz parte do Programa Belém Bem Cuidada da Prefeitura de Belém.O programa leva para os bairros e distritos da cidade ações de saneamento básico, mobilidade, iluminação pública, sinalização e paisagismo.

Além da Sesan, as ações do Belém Bem Cuidada envolvem várias secretarias em um trabalho integrado para melhoria de toda a cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?