28/09/2020 às 17h11min - Atualizada em 28/09/2020 às 17h11min

Como o teatro pode ajudar no desenvolvimento profissional

O teatro ensina as pessoas a compreenderem a sociedade de forma visionária

Fernando Matos
     
Auto-Ajuda e Desenvolvimento Através do Teatro
 
A cada dia, o mercado de trabalho está mais competitivo e exigente para os profissionais. Não é mais suficiente ter uma formação, ou dominar uma habilidade, mas as pessoas precisam ser cada vez mais múltiplas e versáteis, com grande capacidade de resiliência e atualização. Nessa conjuntura, se uma pessoa não consegue se ajustar fisicamente e emocionalmente às exigências e mudanças do mercado, corre grande risco de adoecer.
 
Muitos profissionais da arte têm analisado as mudanças dos modos de vida e trabalho e desenvolvido métodos que utilizam de técnicas de teatro para aliviar os impactos negativos dessa situação. É nessa linha de pensamento e partindo da capacidade do ator de modular comportamentos para compor personagens distintos que o teatro pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento profissional de uma pessoa.

 
Incitação à reflexão
 
Os personagens do teatro, novelas e cinemas, antes de ser interpretados, são compreendidos pelos atores. Através da reflexão sobre seus personagens, os artistas conseguem compreender, não somente o papel a se realizar, como também a si mesmos e as estratégias/habilidade/capacidades necessárias de serem desenvolvidas para conseguir interpretar. É um verdadeiro exercício de autoconhecimento, das próprias limitações e potencialidades, assim como um exercício de mudança pessoal.
 
Em um curso de teatro para o desenvolvimento profissional, inspirado nessa prática, são simuladas situações que solicitam análises sociológicas e psicológicas das pessoas; das exigências dos ambientes, etc. Desses momentos são tirados aprendizados para o próprio desenvolvimento pessoal. É um exercício que não exige esforço físico, mas que torna as pessoas mais sensíveis às oscilações dos momentos, com maior capacidade de lidar com outras pessoas de maneira mais equilibrada, fundamental no desenvolvimento de uma profissão e para lidar com pressões e estresses do dia a dia.
 
Expressividade / Versatilidade
 
Essa parte é importante, principalmente aos mais tímidos. A arte contribui no desenvolvimento das habilidades de expressar sentimentos e ideias através das palavras e das diversas formas de expressão do corpo. O teatro pode ajudar um profissional a ser mais proativo, confiante e assertivo; a expressar ideias de acordo com o perfil de seus ouvintes e a compreender as formas de expressão dos outros.
 
A assertividade é uma característica importantíssima na definição de uma imagem profissional sólida e confiável. Pessoas assertivas e que se comunicam de forma adequada às exigências de cada situação, isto é, versáteis são mais bem vistas e respeitadas profissionalmente; além de desenvolver uma capacidade, junto com a reflexão, de traçar caminhos objetivos e claros para o próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

 
Atualização / Criatividade
 
Por conta do caráter inovador do artista, o teatro ensina às pessoas a compreenderem a sociedade de forma visionária, de prever tendências, o que estimula e desenvolve as capacidades criativas. Além do mais, o artista está sempre antenado ao que pessoas estão fazendo em outras culturas, em outros locais, favorecendo a atualização profissional. Uma pessoa que desenvolve sua carreira com um olhar na inovação e no futuro consegue prever comportamentos/situações e antecipar tendências – torna-se um profissional aberto para mudanças e visionário.
 
Por fim, podem-se perceber alguns dos benefícios que o teatro pode fazer pelo desenvolvimento da carreira de uma pessoa: moldando-a como um profissional crítico e reflexivo; sensível, capaz de compreender e se adaptar a novas situações; se expressar corretamente e reagir a situações-surpresa de forma consciente; além de se tornar uma pessoa visionária e confiante.
 
Se você estiver buscando crescer em sua carreira, se tornar um profissional mais versátil ou encontrar caminhos próprios, um curso de Teatro Coach pode ser decisivo para ajudar a se desenvolver e se destacar em meio à grande competitividade da atual conjuntura corporativa.
Link
Fernando Matos

Fernando Matos

Fernando Matos é ator, autor, diretor teatral e professor. Sua paixão por teatro surgiu desde a infância.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »
-

Com o aumento do número de casos e internações por covid-19 nos hospitais de Belém, você estaria de acordo com a adoção de ações mais rígidas para controlar um novo pico da doença na cidade?

50.0%
37.5%
12.5%