19/09/2021 às 11h59min - Atualizada em 19/09/2021 às 11h59min

Um passeio pelas épocas do teatro

A manifestação artística é uma das mais antigas da humanidade

Fernando Matos

Fernando Matos

Fernando Matos é ator, autor, diretor teatral e professor. Sua paixão por teatro surgiu desde a infância.

Com edição do Belem.com.br
Fernando Matos
O Teatro Municipal de Ouro Preto é o mais antigo do Brasil em funcionamento. (Foto: Mineiros na Estrada)
O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro. Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros desta área.

A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga. No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Porém, o teatro como forma de entretenimento só começou a ser comum no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza.

No entanto, em meados do século XIX começam a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais, principalmente no gênero cômico. Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.

Em 19 de setembro, de acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados, também é celebrado o "Dia Nacional do Teatro Acessível”. Além dessas datas, no dia 20 de março também se comemora o Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »