16/10/2021 às 09h00min - Atualizada em 16/10/2021 às 09h00min

A essência da dramaturgia

A influência do teatro moldando o mundo em que vivemos

Fernando Matos

Fernando Matos

Fernando Matos é ator, autor, diretor teatral e professor. Sua paixão por teatro surgiu desde a infância.

Fernando Matos
"O maior presente do teatro para a sociedade é a conexão humana". (Foto: Flavio Contente)

 

O teatro é, antes de qualquer coisa, uma arte. Mas é uma arte que se associa à história do homem e a própria história da comunicação humana, uma vez que se configura uma arte híbrida, envolvendo literatura e encenação. Diacronicamente, percebemos sua presença desde a Antiguidade Clássica, no decorrer dos períodos de descobertas e catequeses, com os missionários jesuítas, até os dias atuais.

 

Como se pode perceber, mesmo com o advento da tecnologia, o teatro continua causando encantamento e, por isso, concretizando de maneira única o aprendizado, seja de ordem informativa ou cultural.

 

A essência do teatro

 

A dramaturgia foi uma das primeiras formas de arte desenvolvidas pelo ser humano. Para investigar as raízes definitivas do teatro, é preciso navegar até o início da arte em si.

Foto: Bruno Fadul

Foto: Bruno Fadul

A arte imita a vida e a vida imita a arte!

 

Na Grécia Antiga, mãe de nossa civilização, encontramos figuras centrais ao surgimento da dramaturgia. Os festivais em louvor a Dionísio eram palco de atividades libertadoras, às vezes assustadoras, mas ainda nada interpretativas.

 

Isso mudou com Téspis, o primeiro dramaturgo da história. Téspis era apaixonado por imitar, e suas ousadas interpretações em meio aos coros gregos deram origem a um exército de dramaturgos. A Grécia se tornou a capital do teatro, com tragédias e comédias. As peças refletiam as condições humanas, dando vida às fantasias do ser. A literatura começou também a ser desenvolvida junta ao teatro. Agora, a fantasia e a ficção podiam ser representadas para o vigoroso público.

 

A sutil influência do teatro

 

A partir de então, o teatro se tornou uma ferramenta social poderosíssima. A influência do teatro, sutil e subversiva na sociedade, nos faz refletir sobre nosso comportamento sem nos darmos conta. O teatro deu luz à sátira, a crítica social que instiga o riso. Incontrolável, reis e tiranos riam de seus próprios erros, retratados nas peças com ironia. O teatro tem poder: sempre foi capaz de subverter.

 

Além de sua capacidade de mudar a sociedade através da sátira, o teatro também gera união. O sentimento de comunidade é amplificado, reunindo várias pessoas para sentirem emoções em consonância.

 

Peças teatrais foram importantíssimas à história da França. No século XIX, a febre do teatro tornava possível que todos recebessem a influência de artistas. Revolucionários e emancipadores, artistas foram os responsáveis pelas grandes mudanças sociais na época.

 

O teatro na formação humana

 

Escolas ao redor do mundo apostam no teatro na formação intelectual. As capacidades de abstrair, interpretar e “pensar fora da caixa” são vitais à dramaturgia. Ao interpretar, crianças desenvolvem a capacidade de falar em público e cativar espectadores. A arte de interpretar dá vida à inteligência comunicativa e interpessoal. Pode também ajudar os tímidos a saírem do desconforto.

Foto: Bruno Fadul

Foto: Bruno Fadul

Teatro hoje

 

Com o advento do cinema e do entretenimento via internet, o teatro tem sofrido uma certa desvalorização. Pelo mesmo motivo, é mais importante do que nunca. O maior presente do teatro para a sociedade é a conexão humana. Em um mundo de telas e computadores, a interação física torna-se cada vez mais rara. Assistir a uma peça de teatro é uma maneira fantástica de resgatar essa essência.

 

O universo do teatro contemporâneo é um prato cheio para amantes de drama e cinema: as temáticas são parecidas e as nuances artísticas estão também presentes. Além disso, peças de sucesso contam com a participação de grandes nomes, como George Clooney, Julia Roberts e Meryl Streep.

 

O Teatro L’Occitane é um dos teatros de maior sucesso em eventos, tanto em música como em dramaturgia. Afinal, como já dizia Grotowski, "A essência do teatro é o encontro. O homem que realiza um ato de auto-revelação é, por assim dizer, o que estabelece contato consigo mesmo. Quer dizer, um extremo confronto, sincero, disciplinado, preciso e total – não apenas um confronto com seus pensamentos, mas um encontro que envolve todo o seu ser, desde os instintos e seu inconsciente até o seu estado mais lúcido".

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?