01/03/2023 às 13h43min - Atualizada em 01/03/2023 às 13h43min

Pará inicia campanha de vacinação contra Covid-19 com Pfizer Bivalente

A campanha destaca a importância de a população continuar se vacinando contra a doença

Com edição da Redação do Belém.com.br
Agência Pará
Alex Ribeiro / Ag. Pará

A vacinação com o imunizante Pfizer Bivalente no Pará iniciou na tarde da última terça-feira (28). O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Pedreira, em Belém, e contou com a participação do governador do estado, Helder Barbalho. A ação tem a finalidade de dar continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19. Pessoas com mais de 70 anos, integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, imunocomprometidas e idosos vivendo em instituições de longa permanência são contemplados nesta primeira fase da campanha com a vacina Bivalente.

A aposentada Ruth Lameira, 76 anos, moradora do bairro da Pedreira, contou que ao saber da vacina Bivalente procurou a unidade para tomar a quinta dose de imunizante. “É importante se vacinar. Em casa falo para todos tomarem a vacina, seja gripe, covid, todas que são recomendadas”, afirmou. Segundo Ruth Lameira, a presença do governador foi um incentivo a mais para não esperar em casa. “Quando soube que o nosso governador estaria aqui larguei tudo e vim logo”, disse a bem-humorada dona de casa.

 

Élzio Lopes, 76 anos, também foi à unidade de saúde receber a vacina Bivalente. Para ele, é necessário que todos se vacinem. “Passamos por uma situação tão difícil, com tantas mortes durante a pandemia. Essa vacina é para melhorar ainda mais a nossa saúde. Já tomei todas as doses, e agora vou tomar mais esse reforço, que é pra ficar bem legal”, contou o aposentado.

Calendário vacinal - Durante o evento, Helder Barbalho destacou a importância desta nova fase da vacinação contra a doença. “Iniciamos uma nova etapa da campanha de vacinação contra o vírus da Covid-19, com a chegada da vacina que permite o combate da nova variante, a Ômicron. Portanto, é muito importante que as pessoas se vacinem”, enfatizou.

O governador pediu, ainda, que a população fique atenta ao calendário vacinal que será divulgado pelo Estado. "Ao receber novos lotes daremos continuidade à vacinação, para que a imunização possa acontecer em todo o Pará. O apelo que fazemos é para que a população dê prosseguimento a este calendário de vacinação. Lembramos que ao longo do processo viral foram identificadas variantes, e por isso a adequação desta vacina para nova variante, que demonstra a maior eficácia na sua imunização”, explicou Helder Barbalho.
 

Na segunda fase da campanha de vacinação, pessoas de 60 a 69 anos de idade serão imunizadas com a Bivalente; na terceira etapa serão as gestantes e puérperas; na quarta fase vão ser os trabalhadores da área de saúde, e na quinta, pessoas com deficiência permanente.

Também nesta terça-feira mais 59 municípios receberam doses da vacina Bivalente, totalizando 128 já contemplados no Estado: Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tome-Açu, Vigia de Nazaré, Castanhal, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, Terra Alta, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua, Viseu, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Tailândia, Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão, Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucuruí, Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará.

Nova remessa da vacina Bivalente está prevista para chegar ainda nesta semana a Belém. São 387.700 doses, enviadas pelo Ministério da Saúde. Os imunizantes vão abastecer os demais municípios, que ainda não receberam a vacina e fazem parte da Região do Marajó.

Reforçar estratégias - O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, disse que o objetivo do governo do Estado é alcançar uma cobertura vacinal excelente e proteger a população da covid e suas variantes. “Já vivemos um momento difícil lá atrás, no auge da pandemia, e conseguimos superar com o início da vacinação. É importante que os municípios reforcem suas estratégias de vacinação e aumentem a cobertura vacinal, assim protegendo a vida de todos”, reiterou o secretário.

A vacina Bivalente é considerada uma dose de reforço. Para receber o imunizante é preciso estar com o esquema vacinal básico em dia, tendo a última dose tomada há mais de quatro meses. Quem ainda não tiver iniciado o esquema vacinal ou estiver atrasado deve buscar as vacinas monovalentes originais, para estar apto a tomar a Bivalente quatro meses depois.

A Sespa já recebeu 213.800 doses da Pfizer Bivalente. As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados, que distribuem as doses aos municípios, a esfera de poder responsável pela aplicação das vacinas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?