03/03/2023 às 09h32min - Atualizada em 03/03/2023 às 09h32min

Furto de hidrômetro: Cosanpa dá orientações para consumidores

De janeiro a fevereiro de 2022, foram contabilizadas 188 hidrômetros extraviados nas 53 cidades que a Cosanpa atende no estado do Pará

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
O hidrômetro é o aparelho que faz as medições do fluxo de água, permitindo coletar o faturamento do cliente mês a mês, e avalia alterações de consumo por meio de alertas do sistema de gestão de micromedição para evitar o desperdício de água. Com isso, automaticamente, o sistema emite um aviso de notificação ao cliente. Ou, em casos de redução drástica do consumo, é possível analisar também a realidade da leitura, com a ocorrência de problemas no medidor ou fraude.

Mesmo com a redução de casos de furtos desses equipamentos registrados por consumidores da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), infelizmente, nos últimos dias, a ação de criminosos teve como alvo hidrômetros instalados em residências na capital paraense. 

De janeiro a fevereiro de 2022, foram contabilizadas 188 hidrômetros extraviados nas 53 cidades que a Cosanpa atende no estado do Pará. Já no mesmo período deste ano, os registros na Cosanpa caíram para 93 casos de furtos dos equipamentos.

Vale ressaltar que os equipamentos danificados não poderão mais ser utilizados. Os donos dos imóveis que tiveram o hidrômetro furtado receberão novos marcadores sem custo. Porém, toda vez que um aparelho é furtado, os custos chegam a R$ 295 para a compra de um novo equipamento, reparo da rede e recomposição do que foi destruído – custos estes que são desembolsados pela Cosanpa.

Além de ser crime, o furto de hidrômetros causa transtornos para toda a população. Os primeiros a sofrer as consequências do ato criminoso são os moradores da residência de onde o medidor de água foi furtado, já que o dano à tubulação gera a falta de água e o prazo para a Companhia de Saneamento do Pará atender ao pedido de religação é de até 48 horas após a solicitação. O furto gera também desperdício de água tratada, pode acarretar em diminuição da pressão na rede, prejudicando o abastecimento de toda a vizinhança.

"O furto de hidrômetros ainda é um desafio para Cosanpa, principalmente pelos transtornos causados aos nossos consumidores e pelos custos elevados que a Companhia tem que dispor para movimentar equipes, restabelecer o abastecimento de água nos imóveis e reparar os vazamentos causados por essa atitude de vandalismo", destacou Maurício Almeida, Diretor de Mercado da Cosanpa. 

De acordo com o presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, "a partir de 2019, com o apoio da equipe de Segurança Pública do Governo do Estado e a colaboração da população que denuncia, registra e informa o furto de hidrômetros em nossos canais de atendimento, a Cosanpa tem reduzido o número desse tipo de ocorrência, inclusive com a detenção de infratores e a aplicação das medidas penais cabíveis", ressaltou José Fernando.

Em casos de furto de hidrômetros, o morador deve fazer o registro nos canais de atendimento da Cosanpa para que o vazamento provocado pelo crime seja sanado e o serviço de água seja restabelecido. O prazo de atendimento é de até 24 horas. Já para instalação de um novo hidrômetro, o prazo é de até 90 dias e é necessário o registro da ocorrência em uma unidade da polícia. Durante este período, nas faturas seguintes, virá o cálculo médio do consumo histórico mensal do cliente. É importante que o cidadão compareça à delegacia mais próxima ou na Dioe (Divisão de Investigação e Operações Especiais) para que a pessoa que tenha o hidrômetro furtado tenha o devido respaldo.

Confira os canais de atendimento Cosanpa:

Site: www.cosanpa.pa.gov.br
Telefone: 0800 70 71 195 (apenas chamadas de telefone fixo)
Whatsapp: (91) 9255-7319
Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe): Avenida João Paulo II, nº 948.
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