07/03/2023 às 09h49min - Atualizada em 07/03/2023 às 09h49min

Mãe e filha dão à luz no intervalo de menos de 6 horas no Hospital Abelardo Santos

A tia, Vitória, nasceu na noite do domingo (5), cerca de seis horas antes do sobrinho, Rychard Heitor, na madrugada desta segunda-feira (6)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Reprodução
Uma história, que parece enredo de novela, encheu de amor a segunda maior maternidade do Pará, no início desta semana, em Belém. É que no intervalo de menos de 6h, mãe e filha deram à luz no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, neste domingo (5). Moradoras do bairro da Maracacuera, em Outeiro, elas contaram que não planejaram a gravidez simultânea. Mas que a feliz coincidência da vida, foi implacável e sentiram as contrações quase ao mesmo tempo até terem os filhos de parto normal.

A tia é a mais velha da pequena dupla. Filha da diarista Silvana Modesto Rocha, de 38 anos, a Vitória nasceu às 23h08, deste domingo (5), com 50 centímetros e pesando 3.830 quilos. Já o sobrinho, filho da dona de casa Roberta Heluani Modesto da Rocha, de 22, Rychard Heitor, veio ao mundo às 04h45 deste segunda-feira (6), medindo 51 centímetros e pesando 3.22 quilos.

Explosão de sentimentos

A mãe, que teve o bebê primeiro, conta que neste momento, sentiu uma mistura de sentimentos. “Eu estava muito feliz em ganhar a menina Vitória. Ela é a caçula de sete filhos. Mas, como ganhei o bebê primeiro, ainda ouvi os gemidos da minha outra filha, ao lado. Ouvi a Roberta sentindo dores, e não pude estar ao lado dela, neste momento, segurar a sua mão e ver meu netinho nascer. Isso trouxe uma ansiedade”, disse Silvana.

Já Roberta, que ganhou seu segundo filho e sua irmã ao mesmo tempo, acredita estar realizada com a coincidência. “Nós nos encontramos aqui na maternidade. Não marcamos esse momento, até porque moramos em casas diferentes. Não foi nada planejado. Aliás, minha mãe escondeu a gravidez até os sete meses de gestação e só a partir de então, que ficamos 'grávidas juntas’, sorriu.

Recepção

A história emocionou a equipe da maternidade. “Por termos um fluxo de quase 350 mulheres por mês dando à luz na unidade, nos deparamos com histórias incríveis, como essas. São casos, realmente, emocionantes. Situações que enchem nossos corações de alegria, principalmente, por nos dar a oportunidade de participarmos de um momento tão importante como este. A equipe da obstetrícia do Abelardo Santos está contagiante por ajudar a escrever essa história”, conta a enfermeira Thalita Beltrão, coordenadora do centro obstétrico.

Serviço

A maternidade do Abelardo Santos tem grande importância no Estado. Nela, são feitos atendimentos de baixo, médio e alto risco, por uma equipe composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas treinados constantemente para assistência rápida e eficiente. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Infraestrutura

“O Centro Obstétrico do HRAS conta com um Pronto Socorro para atendimento 24hrs, Unidade de Internação com 50 leitos, cinco salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e duas salas de cirurgias, para cesáreas e procedimentos como a laparotomia exploratória, curetagem e revisão de colo, por exemplo.  A unidade desenvolve também um trabalho terapêutico antes, durante e depois do parto. Atualmente, a equipe multiprofissional está preparada para fazer massagens para alívio das dores, exercícios com o uso de bolas suíça e dar banho com água morna”, frisa o diretor Executivo do HRAS, Jean Cleber.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?