09/03/2023 às 10h41min - Atualizada em 09/03/2023 às 10h41min

"Pará Pet" retoma atendimentos de castração animal na Região Metropolitana de Belém

Responsáveis devem levar pets para cadastro até a UsiPaz Jurunas/Condor na próxima quarta-feira (15)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Freepik.com
O Governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), retoma em Belém os atendimentos do “Pará Pet”, programa inédito no estado, que garante gratuitamente a castração de cães e gatos aos tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A partir do Programa, o Pará conta com mais uma ferramenta para trabalhar na redução de maus-tratos, violência e abandono contra animais, como também no controle de zoonoses, evitando a proliferação de doenças e o crescimento desordenado, viabilizando assistência à população.

"A castração é um procedimento ligado diretamente à saúde pública na prevenção de zoonoses e a superpopulação animal. A retomada dos atendimentos do Pará Pet é o Governo do Estado garantindo uma demanda histórica de abrigos de proteção animal e de tutores que vivem em situação de vulnerabilidade e não conseguem arcar com os custos desse procedimento", comentou o secretário de articulação da cidadania, Igor Normando.

Cadastro

Na próxima quarta-feira (15), inicia-se o cadastro na UsiPaz Jurunas/Condor, a partir de 09h. Os responsáveis precisam apresentar cópias do RG, CPF, e, ainda, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Número de Identificação Social (NIS) atualizado. Importante ressaltar que será efetuado o cadastro de um animal por CPF e que as vagas são limitadas. Em breve será divulgada a programação para o cadastro em todas as sete Usinas da Paz da Região Metropolitana, onde o programa atenderá inicialmente.

É necessária a presença do animal para a realização de exames pré-operatórios no ato da inscrição, que definirão se estão aptos ao procedimento. A recomendação é que o animal tenha entre 6 meses a 5 anos de idade; peso acima de 1 kg para os felinos e 1.6 kg para os caninos e apresente boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional.

Para que o serviço beneficie somente as pessoas que não têm condições de arcar com as despesas do serviço veterinário, é imprescindível que a renda familiar seja de até três salários mínimos.

O presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, informou que todos os cadastros realizados anteriormente serão atendidos. “A equipe da ParáPaz está entrando em contato com os tutores e os direcionando às Usinas da Paz mais próximas ao seu endereço, facilitando o acesso ao serviço e vendo a melhor disponibilidade para efetuar o procedimento cirúrgico”.

Procedimento

É rápido, simples e o pet será liberado para voltar para casa quando passar o efeito da anestesia, portanto, é fundamental que ele seja transportado em uma caixa de transporte e tenha roupinha pós-cirúrgica. Aos aptos, a cirurgia será executada na quinta (16) e sexta-feira (17), seguindo agendamento.

O "Pará Pet" dispõe de três unidades móveis adaptadas e no total realizará 30 mil castrações anuais. O objetivo é ampliar os atendimentos para outros municípios, através de parcerias com as prefeituras municipais.

Endereço: UsiPaz Jurunas/Condor – Tv. Quintino Bocaiúva, entre a Av. Bernardo Sayão e Trav. Honório José dos Santos. S/N. Em frente à UPA do Jurunas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?