13/03/2023 às 09h32min - Atualizada em 13/03/2023 às 09h32min

Robin Williams e Bruce Willis: entenda o que pode ter contribuído para suas diferentes demências

Ambos os atores desenvolveram tipos bastante comuns de demência, mas o que os casos têm em comum?

Com edição da Redação Belem.com.br
Informações da Assessoria
Reprodução
Robin Williams foi um dos mais importantes e renomados atores e comediantes de Hollywood, famoso por filmes como “Uma babá quase perfeita” e “Gênio Indomável”. O ator cometeu suicídio em 11 de agosto de 2014, cerca de seis meses após começar a sentir os sintomas de uma doença que só seria diagnosticada após a sua morte, Demência com Corpos de Lewy.

Já Bruce Willis, conhecido por filmes como “Duro de matar” e “O sexto sentido”, foi diagnosticado primeiramente com afasia, uma doença que causa dificuldades na linguagem e comunicação, posteriormente foi descoberto que ela era apenas um sintoma de demência frontotemporal.

Quais as semelhanças e diferenças entre as demências de Robin Williams e Bruce Willis?

A Demência com Corpos de Lewy, doença de Robin Williams, é uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente pessoas acima dos 60 anos e é caracterizada pela presença de agregados anormais de proteínas no cérebro, chamados corpos de Lewy, o que pode causar flutuações no estado mental, alucinações visuais, problemas de sono, rigidez muscular, tremores e problemas de memória. 

Já a demência frontotemporal (DFT), doença de Bruce Willis, afeta principalmente as áreas frontal e temporal do cérebro, resultando em mudanças de personalidade, comportamento e linguagem, os sintomas da DFT podem incluir apatia, impulsividade, perda de empatia, dificuldades na comunicação, alterações no apetite e na higiene pessoal. 

Ambas as doenças apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer, dificultando o diagnóstico, elas não possuem cura, mas os tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O alcoolismo dos atores pode ter colaborado para o desenvolvimento da doença

As demências podem surgir através de uma série de fatores, como lesões vasculares, deficiências nutricionais, impactos na cabeça ou genética, mas o estilo de vida é um dos principais fatores que podem colaborar para o desenvolvimento da condição.

No caso de Robin Williams e Bruce Willis, ambos já haviam comentado anteriormente sobre seus problemas de alcoolismo e o impacto que ele causava em suas vidas, e de acordo com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu, esse pode ter sido um fator crucial para o desenvolvimento das demências 

“Não podemos afirmar que essa foi a causa isolada das demências, mas analisando os dois casos podemos perceber que esse é um ponto em comum nos dois casos e não deve ser ignorado. A ciência já demonstrou os efeitos negativos de abuso de substâncias, como álcool, má qualidade de sono, alimentação desequilibrada, sedentarismo, entre outros hábitos nocivos, contribuem para o surgimento e desenvolvimento de doenças neurodegenerativas”, explica o especialista.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?