14/03/2023 às 13h24min - Atualizada em 14/03/2023 às 13h24min

Portal Belem.com.br apresenta projeto que valoriza a culinária paraense

O projeto vai trazer receitas de dar água na boca, dicas de rolê gastronômico na cidade e muito mais

Paloma Lobato
A culinária paraense é conhecida por suas cores, aromas e sabores. Com suas características peculiares, que encantam quem tem o privilégio de provar nossas iguarias, a gastronomia de Belém vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional. 

Pensando nisso, o portal Belem.com.br apresenta o projeto "Culinária Pai D'égua, que vai trazer ao internauta um pouco de tudo o que está relacionado ao universo da cozinha paraense, mostrando curiosidades, rolês gastronômicos, receitas deliciosas para você preparar em sua casa, e muito mais.

Quem irá guiá-los nessa jornada gastronômica será o casal amante da culinária paraense e baiana, Paulo e Brenda Araújo. Juntos, a dupla vai registrar por meio de fotos, vídeos e artigos diversas experiências relacionadas a nossa tão amada e querida culinária paraense.

Play no projeto

E para iniciar a nossa jornada no "Culinária Pai D'égua", o primeiro conteúdo traz uma receita especial, com um prato comum nas mesas paraenses e que, sem dúvidas, é de dar água na boca em qualquer um: estamos falando do nosso vatapá. 

Vamos aos ingredientes:

- 500g de farinha de trigo

- 1l de água 

- Azeite de dendê a gosto

- Azeite de oliva

- 1 Cebola

- 1 tomate 

- Pimentinha a gosto

- 1 maço pequeno de cheiro verde

- Cebolinha e Salsa a gosto

- 250g de camarão salgado

- 50ml de leite de coco 

- Sal a gosto

Modo de preparo: 

Limpe o camarão retirando a cabeça e as patas e coloque de molho em uma vasilha com água para tirar o sal. Troque essa água até o camarão ficar com a quantidade de sal desejada. Mas fique atento para não tirar todo o sal do camarão e deixá-lo sem gosto. 

Em seguida, reserve as cabeças do camarão, ferva com um pouco de água e bata no liquidificador. Passe na peneira para obter uma água saborizada com camarão e reserve-a para usar mais para frente. Depois, bata todos os temperos no liquidificador e, em uma panela, refogue-os com um pouco de azeite de oliva. 

Após finalizar o refogado, bata no liquidificador metade da água com metade do trigo até ambos se misturarem. Posteriormente, em fogo baixo, vá acrescentando essa mistura ao refogado mexendo sem parar, até começar a engrossar. Após isso, acrescente a água saborizada com camarão no refogado. Bata o restante da água com o trigo e repita o mesmo processo. Refogue os camarões com o azeite de oliva e, em seguida, acrescente-os na mistura.

Para finalizar, coloque um pouco de azeite de dendê, o leite de coco e ajustem o sal se precisar. Continue misturando até agregar sabor. Após isso, sirva o seu vatapá para seus convidados e se deliciem com essa maravilha paraense.

Curiosidade

Vatapá Paraense X Vatapá Baiano: você sabe a diferença entre eles? 

Vem com a gente, que vamos te explicar. O vatapá paraense é resultado da fervura da casca do camarão, enquanto o baiano é feito de pão, castanha e amendoim. Outra diferença é que o vatapá paraense é um prato em si, tendo como acompanhamento o arroz branco. Já o baiano é mais como um acompanhamento de outros pratos, como o acarajé.

E aí, gostou da receita de hoje? Fique ligado que ainda vem muito mais coisa gostosa por aí! 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?