23/03/2023 às 12h51min - Atualizada em 23/03/2023 às 12h51min

​Filé de Dourada com redução de Tucupi

Uma simples e deliciosa receita de Filé de Dourada com uma redução de Tucupi

Paulo Almeida

Para hoje teremos uma simples e deliciosa receita de Filé de Dourada com uma redução de Tucupi. Uma preparação com a cara do Pará que deixará seus convidados com água na boca. Vamos lá?

Ingredientes:

- 02 Postas de Filé de Dourada (Aproximadamente 300g)
- Sal
- Pimenta do reino a gosto 
- 1 Limão pequeno
- ½ Cebola
- ¼ Pimentão vermelho
- 1 Colher de Manteiga
- Azeite a gosto
- 2 Folhas de Chicória 
- 500ml de tucupi 

Modo de Preparo:

- Dourada: Tempere o filé com sal, limão e pimenta a gosto. Aqueça uma panela de fundo grosso e forre com a azeite. Ao aquecer, você irá criar uma película protetora em sua panela para receber seu peixe. Coloque a Dourada na panela pressionando-a levemente com o auxílio de uma Espátula, assim que selar o fundo, diminua o fogo e deixe em torno de 5 minutos, após isso, vire e sele o outro lado. Acrescente a manteiga no lado que já está selado e assim que ela for  derretendo, com uma auxílio de uma colher de sopa, regue o peixe com essa manteiga derretida sem parar, para ajudar do cozimento.

Após mais 4 minutos, verifique na lateral se o centro do peixe está cozido. Ao final, retire a posta, com cuidado e reserve.

- Redução de Tucupi: Na mesma panela que foi feita a Dourada, regue um pouco de azeite e refogue a cebola com o Pimentão. Em seguida, acrescente o tucupi e em fogo baixo, espere ele reduzir, mexendo de vez em quando, acrescente as folhas de Chicória cortadas. O refogado é a Chicória ajudaram a dar um sabor a mais a nossa redução. 

Tudo pronto, basta servir a sua Dourada com um arroz branco e sua redução por cima. Lembrando que você também pode fazer com outros peixes, como pescada branca, filhote... quando falamos de gastronomia paraense, temos um leque vasto de possibilidades para você encantar sua família e amigos com deliciosos pratos e sobremesas. 

QUEREMOS SABER: Você tem alguma sugestão de comida/sobremesa que gostaria de aprender? Fala para gente! 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?