31/03/2023 às 12h45min - Atualizada em 31/03/2023 às 12h45min

Dia da mentira: confira 5 dicas para não cair em fake news

Checar as informações é essencial para não cair em notícias mentirosas

Paloma Lobato
Freepik.com

Neste sábado (1º de abril) é comemorado o Dia da Mentira. A data é marcada por brincadeiras, trolagens e por aí vai. O que muita gente leva apenas como uma "zoeira", também pode tomar proporções inimagináveis. Um exemplo disso são as chamadas "fake news", que de alguns anos pra cá, acabaram se tornando arma para propagar informações enganosas e inverídicas. 


Como o Dia da Mentira se torna uma excelente oportunidade para difundir informações mentirosas, nada melhor do que ficar atento e pronto para identificar o que é verdade ou mentira. Pensando nisso, destacamos algumas dicas que vão te ajudar a saber se trata-se de uma notícia verdadeira ou uma fake news.


Confira as fontes


Prestar atenção nas fontes de apoio é fundamental para não cair no erro. A dica é consultar as referências das quais a notícia foi feita. Além disso, busque sempre sites e canais de confiança. 


Opinião pessoal


Um método muito usado para "enganar" os leitores é a divulgação de artigos opinativos disfarçados de notícia. Conteúdos com informações cheias de opiniões podem conter dados inverídicos e até carregados de preconceitos ou informações tendenciosas. 


Redes Sociais


Um dos meios mais utilizados para espalhar fake news são as redes sociais e aplicativos de mensagem. Se a notícia chegou até você por meio das redes sociais, redobre a atenção. Confira a veracidade das informações antes de compartilhá-las.


Data da publicação


Verificar a data em que a notícia foi publicada pode evitar muitos problemas. Antes de tirar conclusões precipitadas com base apenas nos títulos, avalie se o conteúdo trata-se de uma piada ou um meme da internet. Além disso, tenha cuidado para não cair em montagens. 


Erros ortográficos


A alta frequência de erros ortográficos em um texto é muito comum em textos inverídicos. Por isso, fique atento. Outra dica é prestar atenção no teor das palavras, como uso de ironia, termos exagerados, e por aí vai.  


Caso reste alguma dúvida sobre o conteúdo, busque informações com profissionais que entendem do assunto, como professores, pesquisadores ou profissionais que podem ter conhecimentos sobre o tema relacionado àquela informação que você está tentando saber se é verdadeira ou não. Além disso, não compartilhe a notícia antes de checar a veracidade da mesma.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?