03/04/2023 às 09h42min - Atualizada em 03/04/2023 às 09h42min

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: Belém recebe caminhada e serviços gratuitos

Centenas de pessoas faziam conscientização e festa na Praça Batista Campos, na manhã deste domingo (2)

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Macio Ferreira/Agência Belém

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado neste domingo, 2 de abril: pela manhã, familiares, professores e pessoas com espectro autista se reuniram, na Praça Batista Campos (bairro Batista Campos), para pedir "mais informação e menos preconceito".

 

Conscientização e festa, com a presença de centenas de pessoas, crianças autistas, serviços gratuitos e a valorização do espaço público como lugar de felicidade. 

 

O objetivo principal da ação (da Prefeitura de Belém em cooperação com o Governo do Estado) foi chamar a atenção da sociedade civil para a importância de saber sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Prefeitura também levou à praça diversos serviços gratuitos, de saúde, de educação, brincadeiras lúdicas, caminhada e programação cultural.

 

"O dia 2 de abril é importante para conscientizarmos as pessoas em terem menos preconceito", reforça a arquiteta Vanessa Ribeiro, mãe do Lucca Ribeiro, 6 de anos de idade. "É muito fácil as pessoas julgarem o comportamento deles sem, ao mínimo, querer entender o que tá acontecendo. Nós somos julgados como pais e eles são julgados como crianças tolas. Às vezes, não é isso",

 

Estudante do ensino médio, Richard 

 

Richard, 16 anos de idade, estava empolgado com a participação na caminhada. Ele sonha ser jornalista e aproveitou para entrevistar o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, presente à caminhada.

 

"É importante valorizar esse momento, valorizar sempre essas pessoas e seu conhecimento", destacou Edmilson Rodrigues. 

 

A mãe do Richard, a professora de Educação Especial Rosemery Pires, estava emocionada: "Entre tantas habilidades, o Richard tem o hiperfoco. E ele diz que vai ser jornalista e todas as vezes ele supreende a gente", disse Rosemery.

 

A professora também destaca que a luta continua para que a sociedade tenha consciência e respeito: "Tudo começou com a luta dos pais com a sociedade civil e a gente vê hoje o estado e município nos dando esse suporte. E isso nos engrandece e afaga nosso coração de saber que valeu a pena", se emociona Rosemery.

 

Trabalho integrado

 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressalta o trabalho integrado da Prefeitura, com as secretarias municipais de Educação e de Saúde. "É todo um acompnhamento integrado e especial que permite o desenvolvimento da pessoas com autismo. Às vezes, nossos alunos se comunicam, em poucos dias, com professores e familiares. Garantimos o desenvolvimento dos potenciais destas crianças".

 

1.234 crianças com autismo

 

O público que passava pela Praça Batista Campos pôde compreender também o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Educação (Semec), no Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes.

 

O Crie hoje atende a 1.234 estudantes com autismo: correspondentes a 52% da demanda total do atendimento da educação inclusiva municipal, que alcança 2.254 pessoas com os mais variados tipos de deficiência.

 

A coordenadora do Crie, Tatiana Vasconcelos, explica que no Centro é feito o atendimento educacional especializado: por meio de processo da avaliação, formação e do atendimento educacional específico: "Somos responsáveis por esse atendimento nas escolas municipais fazendo a formação, o assessoramento e a avaliação dos estudantes com uma equipe multiprofissional", informa Tatiana.

 

A ação na Praça

 

A equipe da Saúde Municipal (Sesma), com a Saúde Estadual (da Sespa), executou as ações com emissão do cartão do SUS; atividades lúdicas; esporte adaptado; Práticas Integrativas Complementares /Auriculoterapia; Educação em saúde (sinais de alerta para o autismo e desenvolvimento infantil) e vacinação.

 

A ação ainda contou com estandes do Crie e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

 

Abril de palestras

 

Durante o mês de abril, a Prefeitura desenvolverá, via Semec, atividades e palestras para debater dois temas principais: a educação inclusiva e o acolhimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos pela rede municipal de Educação.

 

02 abril Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo 

 

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, para difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o espectro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?