05/04/2023 às 09h05min - Atualizada em 05/04/2023 às 09h05min

Cosanpa promove ações sociais em cinco municípios do estado do Pará

A Companhia visa qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social com a oferta de ações que contribuam para a geração de emprego e renda

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Cosanpa
Cursos de artesanato, manicure e pedicure, agente de portaria, palestras, entre outras ações promovidas pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) marcaram as atividades referente ao mês de março, além de programações especiais alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22.
  
As programações pedagógicas e oficinas gratuitas foram planejadas e desempenhadas pela Assessoria de Programas Sociais da Cosanpa, com orientação ambiental e atividades lúdicas, em municípios em que há obras da Companhia em andamento, como em Ananindeua, Belém, Castanhal, Alenquer e Alter do Chão.

A Cosanpa tem como proposta estimular, aperfeiçoar e qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a oferta de programações que contribuem para a geração de emprego e renda para os moradores dessas localidades. 

Alunos da rede pública e privada do município de Ananindeua, por exemplo, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o uso correto da água e preservação ambiental, por meio de atividades lúdicas. 

Em Belém, a Cosanpa realizou palestra sobre o meio ambiente, a importância do uso consciente da água, plantio e distribuição de mudas, concurso de redação e poesia durante programação especial alusiva do "Dia Mundial da Água", celebrado em 22 de março com estudantes de várias escolas da Região Metropolitana de Belém.

Programação que não se resumiu apenas na capital, mas também, em outros municípios atendidos pela Cosanpa, onde estudantes de escolas públicas e privadas participaram de ações voltadas para a data importante, com palestras educativas, gincanas ecológicas, vídeos e premiações.

"Gostei muito do que vi hoje e vou compartilhar com amigos e familiares o que aprendi, que devemos preservar a água e não desperdiçar para sempre ter", disse a aluna Clara Progênio.

Ainda em Belém, uma programação em alusão ao "Mês da Mulher" promoveu uma palestra que enfatizou a importância da Lei Maria da Penha e contou com a participação de moradores do bairro do Telégrafo e áreas próximas. 

Crianças em tratamento, atendidas pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, tiveram uma manhã especial, com visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Complexo Bolonha, além de aprenderem por meio de palestra sobre o ciclo da água e a preservação do meio ambiente.

Já no município de Castanhal, o setor de programas sociais da Companhia levou conhecimento por meio de palestras sobre a Lei “Maria da Penha” em escolas públicas, além dos cursos de manicure e pedicure e agente de portaria , com certificações ao final de cada formação. Ações dedicadas à importância da água como parte do plano de ações educativas da Cosanpa também marcaram o mês de atividades. 

"Estou muito satisfeita com o curso de agente de portaria, pois foi tudo muito proveitoso e com isso espero me encaixar no mercado do trabalho o quanto antes", disse a participante da oficina, Rosangela Santos. 

Baixo Amazonas - Na região de integração do Baixo Amazonas, a Cosanpa realizou diversas atividades, entre palestras, trabalhos educativos, caminhada ecológica e revitalização de horta para estudantes de escolas das localidades de Alenquer e Alter do Chão. Moradoras da região também participaram de atividades voltadas ao "Mês da Mulher", com palestras e cuidados para fortalecer a autoestima.     

Ações essas são promovidas por conta da obra do Novo Sistema de Água de Santarém, que visa mais melhorias na prestação do serviço e a ampliação do abastecimento de água da cidade. 

“Realizamos no mês de março palestras com a presença de mais de 800 pessoas, além de cursos com mais de 120 participantes certificados, entre eles, o de artesanato com juta, manicure e pedicure e agente de portaria. A nossa programação contou ainda com projetos voltados para o mês da água, entre palestras e atividades, com cerca de 1.000 pessoas. Tivemos um bom resultado, pois em todos os municípios que a Cosanpa esteve, houve boa adesão”, disse Lene Ursen, assessora de Programas Sociais da Cosanpa.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?