06/04/2023 às 09h21min - Atualizada em 06/04/2023 às 09h21min

'Pará Pet' garante castração gratuita para cães e gatos nas UsiPaz do Bengui e Cabanagem

A ação segue com o cadastro até esta quinta-feira (06) e tem como objetivo o controle populacional e a saúde animal visando a saúde pública

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Felipe Lemos/Nucom Seac

Foi realizado nesta quarta-feira (05), o início da ação do programa Pará Pet, nas UsiPaz Bengui e na UsiPaz Cabanagem que garante a castração gratuita de cães e gatos aos tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo é a redução de maus-tratos, violência e abandono de animais, assim como o controle de zoonoses, viabilizando assistência à população. 


O programa, que é uma iniciativa desenvolvida pela Fundação ParáPaz, em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), acontece nas UsiPaz de Belém e Região Metropolitana. “Os animais estão sendo, prioritariamente, atendidos nas Usinas da Paz, objetivando cerca de 3 mil castrações por mês, totalizando mais de 30 mil ao ano. Mas posteriormente o programa será levado para demais localidades”, explicou Ariela Motizuki, coordenadora de Assuntos Prioritários da Seac.


O responsável técnico e médico veterinário, Bruno Barros, explicou o processo e a importância social da castração para a população dos bairros de Belém. “Estamos primeiramente estruturando o projeto em três castramóveis e esse animais vão passar por uma avaliação clínica e laboratorial, após a aprovação, as cirurgias serão pré-agendadas, para reduzir o número de animais indesejáveis, reduzir agressividade, problemas de saúde, como o câncer e zoonoses”, explicou Bruno.


Vanusa da Silva, tutora da cadelinha Meg, que estava aguardando sua vez para o cadastro, no complexo do Bengui, estava ansiosa para ser logo atendida. “Além de ser pertinho de casa, é gratuito, então é uma oportunidade valiosa que nós, como moradores do bairro, ganhamos”, disse Vanusa.


Quem também estava esperando a sua vez foi Arlene Dias, tutora da Zoe, que procurou o programa para controle de crias da sua cadela. “Ela adora dar uma ‘fugidinha para namorar’ e a raça dela tende a ter um grande número de filhotes, que eu não terei condições financeiras para poder criar. Além disso, é bastante tranquilo em relação a outros lugares que procurei”, conta Arlene.


Critérios


Para fazer o procedimento, o animal precisa ter entre no mínimo 6 meses e no máximo 5 anos, peso acima de 1 kg para felinos e 1,6 kg para caninos, além de uma boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional.


Para as coletas de sangue dos cães e gatos, realizadas no ato do cadastro, é solicitado jejum de 8h a até 12 horas, cão bravo precisa estar focinheira, coleira e guia. Para facilitar o transporte e diminuir o estresse do animal é recomendado que os felinos estejam em caixa de transporte, e para os animais aptos à cirurgia.


Serviço


Os cadastros seguirão na manhã desta quinta-feira (06), a partir das 9h na UsiPaz Pe. Bruno Sechi, localizada na Estrada do Bengui, S/N (ao lado do Pátio de Retenção do DETRAN), no bairro do Bengui e na UsiPaz Cabanagem, localizada na rua Damasco, nº 37, próximo a Estrada do Benjamin (ao lado da Escola José Valente Ribeiro), no bairro da Cabanagem.


Os responsáveis precisam apresentar cópias do RG, CPF, e, ainda, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Número de Identificação Social (NIS) atualizado. Importante ressaltar que será efetuado o cadastro de um animal por CPF e que as vagas são limitadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?