06/04/2023 às 09h25min - Atualizada em 06/04/2023 às 09h25min

Operação “Semana Santa” reforça ações de segurança em Belém e no interior paraense

Iniciativas coordenadas pela Segup começam, nesta quinta-feira (6), com cerca de 1.100 agentes de segurança do Estado e municípios

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Pedro Guerreiro/Agência Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) coordena as ações de segurança desenvolvidas durante a Operação “Semana Santa”, que inicia nesta quinta-feira (6), com cerca de 1.100 agentes de segurança do Estado e municípios, distribuídos em mais de 30 localidades. As equipes irão atuar, de forma integrada, para reforçar o efetivo local e garantir maior tranquilidade à população que se deslocar para as praias e balneários, neste feriado prolongado.

 

O planejamento estratégico das atividades desenvolvidas, tem por principal objetivo, coibir e inibir as ações criminosas, além de fiscalizar e orientar o fluxo de entrada e saída da cidade, assim como, monitorar as rodovias estaduais e federais, visando a segurança dos condutores e passageiros dos veículos. A operação “Semana Santa”, finaliza na próxima segunda-feira (10).


“Estaremos com equipes de agentes de segurança reforçando as unidades policiais, assim como as vias e rodovias, tanto federais quanto as estaduais, a fim de garantir mais segurança para todos. Os agentes também estarão distribuídos nas localidades que a operação irá abranger, com o intuito de coibir e prevenir a criminalidade, para que todos possam aproveitar o feriado prolongado com mais tranquilidade junto aos seus familiares” disse o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.


Segurança


As ações estão sendo intensificadas nas faixas de areia das praias e dos balneários com monitoramento das equipes de guardas vidas do Corpo de Bombeiros Militar.


As Delegacias de Polícia Civil também estarão recebendo reforço no efetivo e nas delegacias. Os batalhões de Polícia Militar, também recebem reforço na tropa com pagamento de jornada extraordinária aos policiais deslocados para a Operação.


Peritos da Polícia Científica do Estado (PCE) estarão atuando nos principais municípios do estado, com equipes especializadas para garantir maior celeridade nas ocorrências.


Os agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), estarão fiscalizando e orientando o fluxo de entrada e saída da Capital, assim como, nas localidades em que a Operação “Semana Santa” estará atuando.


Policiais Penais estarão atuando na ação “Zona de Exclusão” voltada à fiscalização dos monitorados e  na recaptura de foragidos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). 


Em Salinópolis, as equipes de servidores da Segup estarão realizando o ordenamento do fluxo de veículos para garantir maior segurança, tanto aos condutores de veículos, quanto aos banhistas.


Equipes de servidores do Ideflor-Bio também estarão presente, atuando junto aos órgãos do Sistema de Segurança Pública, na contenção de barreiras, visando a preservação das tartarugas marinhas, que nessa época do ano, realizam a desova dos ovos, na praia do Atalaia, especialmente, na área conhecida como “Ponta da Sofia”. A Ação terá como objetivo, restringir a circulação e permanência de veículos e som automotivo para garantir a preservação do meio ambiente.


RMB


Na Região Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara), a Segup irá desenvolver atividades de fiscalização nos bairros e principais vias da capital, além dos balneários e praias, como em Mosqueiro, Outeiro, além da Ilha de Cotijuba. 


Ainda na capital, um destino bastante procurado são as ilhas, sendo a do Combú a principal, com muitos estabelecimentos comerciais, nas áreas que vão contar com equipes do Grupamento Fluvial (Gflu), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para reforçar a segurança. 


Integração


A operação Semana Santa reunirá agentes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica do Pará (PCE), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-Pa), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Ideflor-Bio, Guardas Municipais, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Guarda Municipal de Belém, entre outros órgãos que atuarão de forma integrada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?