11/04/2023 às 10h33min - Atualizada em 11/04/2023 às 10h33min

UsiPaz Jurunas/Condor promove aula de gastronomia para jovens com Síndrome de Down

A aula especial em alusão ao Dia da Síndrome de Down incentivou a independência financeira e profissional dos jovens

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Nucom Seac

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), uma aula de Gastronomia especial para jovens com Síndrome de Down na UsiPaz Jurunas/Condor, em Belém. A aula foi uma iniciativa da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belém (APAE Belém). 

 

Durante a aula, os alunos aprenderam como fazer um cupcake com cobertura e decorações feitas por suas próprias mãos. Além disso, eles também fizeram atividades para interação e autoconhecimento. “Trouxemos a APAE para que eles conhecessem mais sobre a Usina e em alusão ao Dia da Síndrome de Down, que foi no final do mês passado, para que eles possam usar a Gastronomia como uma ferramenta de inclusão para mostrar que eles também podem atuar nesta área, se quiserem”, explicou Brenda Brito, coordenadora do curso de Gastronomia do complexo do Jurunas/Condor.

 

O responsável e também professor da APAE, Pedro Henrique Costa Fonseca, explicou a importância da visibilidade para pessoas com Síndrome de Down também na atividade profissional. “Pessoas com deficiência precisam se inserir cada vez mais na sociedade, mostrar que elas também podem. E nós todos temos nosso papel nisso, como sociedade, de inseri-los, sem o ‘coitadismo’ que costumamos ver”, disse Pedro.

 

Victor Almeida dos Reis, de 30 anos, estava atento a cada detalhe da aula. “É a primeira vez que estou vindo a UsiPaz, meu professor Pedro me incentivou bastante estar aqui nesta aula. Participo de todas as atividades que eles propõem pois me estimula bastante e me ensina”, disse Victor.

 

Quem também estava animado, era Felype Leal, de 25 anos, que incentivou seus colegas a sempre seguirem seus sonhos e ainda mostrou todas suas habilidades de dançar brega durante a aula com a colega. “Estou me divertindo muito. Minha mãe é uma ótima cozinheira, assim como meu pai. Estou aprendendo a fazer cupcake e pretendo cozinhar um dia que nem minha mãe”, contou Felype. 

 

A UsiPaz Jurunas/Condor oferece turmas regulares, de terça a sexta-feira e cursos livres de gastronomia aos sábados. Entre os requisitos, estão: ter mais de 16 anos, morar no bairro e ter interesse na área.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?