13/04/2023 às 08h59min - Atualizada em 13/04/2023 às 08h59min

Dia do Beijo: entenda os benefícios e riscos para a saúde

O ato de afeto pode resultar em contaminação por doenças sérias, como hepatites, gripes e Mononucleose

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Freepik.com

Gesto visto como demonstração de carinho entre casais, o beijo tem uma data especial para ser celebrado: 13 de abril - o Dia do Beijo. No entanto, mesmo simbolizando afeto e trazendo alguns benefícios à saúde, como movimentação de músculos e produção de hormônios, o beijo pode transmitir algumas doenças. 


Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Paulo Edson Júnior, “apesar dos benefícios, dos prazeres, o ato de beijar também é perigoso, pois pode colocar sua saúde em risco. Doenças sérias, como Hepatite B, Herpes, Candidíase e gripes podem ser transmitidas enquanto você beija”.


Paulo Edson Júnior explica sobre sintomas e forma de transmissão de algumas dessas doenças.  “A Mononucleose é conhecida como doença do beijo, e se trata de uma infecção transmitida pela saliva, provocando sintomas como febre alta, dor, inflamação na garganta. Temos também a Herpes, que é transmitida através do contato com lesões ativas ou pela mucosa de uma pessoa infectada. Na Herpes, o indivíduo desenvolve sintomas como coceira, irritação e formação de bolhas”, ressalta o coordenador.


Ele informa ainda que há maneiras de prevenir doenças transmitidas pelo beijo. Uma delas é manter os exames e consultas com um cirurgião dentista em dia. Sintomas gripais, como febre e coriza, também são sinais de alerta para que não troque beijos, além de manter bons hábitos de higiene, que incluem escovar os dentes, higienizar a língua e usar fio dental.


‘’Orientamos que as pessoas com lesões ou dores na boca e garganta evitem beijar até a recuperação da infecção, ou até a consulta com um cirurgião-dentista. Proteja as pessoas com quem você se relaciona. Caso tenha dúvidas sobre como tratar cada uma das doenças, busque ajuda de seu médico infectologista ou cirurgião dentista de sua confiança", destaca Paulo Edson Júnior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?