13/04/2023 às 10h35min - Atualizada em 13/04/2023 às 10h35min

‘Cachorro precisa tomar banho toda semana? Quantas vezes por mês?’

O médico-veterinário Leo Duarte explica quais são os cuidados básicos para tomar com os cães adultos e filhotes

Com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Freepik.com
Diferentemente de nós humanos,  o banho dos nossos melhores amigos não precisa ser feito todos os dias. Eu sempre ouço a pergunta “quantas vezes devo dar banho no cachorro por semana?”, mas, falando como médico-veterinário , devo alertar que o banho frequente acaba com a oleosidade natural da pele, tirando toda barreira de proteção. Por este motivo, eu recomendo que os banhos sejam feitos somente a cada 15 dias.

Dificilmente algum profissional recomendaria lavar os pelos dos cães semanalmente, claro que toda regra tem suas exceções, como quando o cachorro se suja na terra, na lama e, quando está nesse nível, claro que podemos quebrar a regra quinzenal. A gente não vai deixar o bichinho sujo até a próxima semana, né?

Outra maneira de ajudar nesse processo de limpeza e que não altera tanto a oleosidade natural do pelo são os banhos a seco , que amenizando bastante o grau de sujeira. No entanto, essa é uma escolha que vai depender de diferentes fatores, como características dos pelos , estilo de vida e saúde desse animal.

Hoje muitos cães têm sérios e moderados problemas de pele , como dermatites, alergias etc e os banhos se tornam um verdadeiro tratamento especial. É importante ficar sempre de olho, observar seu animal, se a pele está saudável, o pelo e a pelagem como um todo. Tudo isso é um grande espelho de saúde ou problema.

A frequência dos  banhos em filhotes é ainda menor, sendo indicado somente depois dos três meses de vida. Claro que muitas é necessário dar um banho antes, principalmente quando eles aprender a andar ou quando fazem cocô em si mesmos, então lembre-se de ter muito cuidado, principalmente com água no ouvido, verificar a temperatura da água, se o  shampoo é próprio para filhotes e até mesmo a forma de secar, que não pode ser um secador tão quente. Nessa fase a pele é muito delicada, sensível.

Então vamos às dicas do Vet!

- Sempre escolha shampoo, produtos específicos, feito para cães. O pH da pele humana é diferente dos animais, então use produtos para pet, de preferência de qualidade. Pesquise bastante, até mesmo quando você levar no petshop, pergunte sobre os produtos, marcas etc.

-  Cães com problema de pele precisam de produtos feitos especialmente para tratamento, então, neste caso, é preciso falar com um médico-veterinário.

- A temperatura da água do banho precisa estar morna, ao ponto que sua mão fique confortável ao toque e sempre dar banhos de dia, para dar tempo da pele secar 100%. Os banhos noturnos, mesmo com o uso do secador, a pele ainda fica úmida, causando possíveis problemas de pele ou fungos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?