19/04/2023 às 09h24min - Atualizada em 19/04/2023 às 09h24min

Hospital no Pará promove contação de histórias para crianças

Com parceria de voluntárias, pacientes internados conhecem antigos e novos contos infantis e ganham livros para ler e colorir

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom/Hospital Regional do Baixo Amazonas
Ascom/Hospital Regional do Baixo Amazonas

Hebert Lima tem 9 anos e é daquelas crianças que gostam muito de passar o tempo no celular. Mas ele deixou o aparelho um pouco de lado para ouvir a história dos Três Porquinhos, contada de uma forma muito especial. O menino é paciente oncológico do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, e recebeu a visita da “Vovó Ivanice”.


“Tira um pouco a atenção do telefone, auxilia na leitura dele, na memória. Então é muito bom. Eu até vi também outras crianças interagindo, foi uma iniciativa muito criativa”, aprovou a mãe do Hebert, Claudiane Lima.


Os pacientes internados na clínica pediátrica do Regional tiveram uma manhã diferente, com a contação de histórias. Ivanice Costa, que encarna o papel de “Vovó Ivanice”, é a responsável em levar este mundo de fantasias aos pequenos, com a ajuda de Ageíse Navarro. Elas são voluntárias da unidade e contam as histórias dos Três Porquinhos, do Coelho da Páscoa, da Casa Torta, entre outras. Tudo para divertir os pequenos.


“Estou muito feliz de poder trazer para as crianças um pouquinho de alegria. Sabemos que é um momento difícil, tanto para eles quanto para as mães e pais, mas a gente tenta trazer um pouco de coisas boas. E eu também me encho de alegria quando faço isso. Para mim é muito gratificante”, contou.


A contadora usa música, figurino, bonecos e outras ilustrações para chamar a atenção das crianças. A relação dela com a contação de histórias começou em casa, com o próprio neto, e depois virou profissão. Mas a história dela com o HRBA já tem mais tempo.


Ivanice Costa também é paciente do hospital. Ela fez tratamento de câncer de mama durante cinco anos e hoje segue o acompanhamento com os profissionais do Regional de Santarém. No ano passado, começou a parceria na contação de histórias para as crianças. Ela explicou que, além da alegria, os contos também trazem muitas informações e acabam também ajudando na educação. “As histórias deixam memórias nas crianças e em todo mundo. Quando você conta uma história, você traz um momento de aprendizado. Cada história tem uma mensagem educativa também”.


Além da contação, os pacientes também ganharam livros para ler e colorir. A ação voluntária é coordenada pelo setor de humanização da unidade e tem o objetivo de ajudar na recuperação das crianças, que estão acostumadas a uma rotina de brincadeiras e aprendizado, e que tem esse ambiente modificado com a internação. A ideia é que a maneira lúdica com que as histórias são apresentadas deixe os pequenos mais felizes e combata o estresse, auxiliando no tratamento e na melhora do quadro deles.


“Nossa equipe tem sempre muito carinho com as crianças que passam pela clínica pediátrica. A contação de histórias é uma forma de deixar o ambiente mais leve, fazer com que os pacientes se envolvam com os contos e até aprendam com eles. Não só os pequenos não, mas os próprios familiares também param para escutar.  Levar um pouco da literatura infantil brasileira para as nossas crianças é muito importante e fico muito feliz que consigamos fazer isso aqui no hospital, com o foco sempre voltado ao bem-estar dos nossos pacientes, por meio de um atendimento de excelência e humanizado”, destacou o diretor-geral do HRBA, Éder Lúcio de Souza.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?