19/04/2023 às 09h37min - Atualizada em 19/04/2023 às 09h37min

Entenda por que os gatos gostam de “amassar pãozinho”

Comportamento comum entre os felinos pode demonstrar relaxamento e afeto

Com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Reprodução

Os gatos são animais fascinantes e, muitas vezes, nos surpreendem com suas atitudes peculiares. Um comportamento comum dos felinos é o de “amassar pãozinho”. Quando fazem esse movimento, utilizam as patas dianteiras para amassar superfícies macias, como cobertores, almofadas ou, até mesmo, as pernas dos tutores. 


Por que os gatos fazem isso?


A verdade é que não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Existem algumas teorias que tentam explicar o comportamento de amassar pãozinho, mas nenhuma delas é comprovada cientificamente. Contudo, é uma atitude totalmente normal e positiva. Isso porque pode ser uma forma de o pet demonstrar afeto ou conforto, bem como aliviar o estresse e a ansiedade, já que o movimento repetitivo ajuda a relaxar.


Primeiros dias de vida 


Uma das teorias mais populares é que o ato de amassar pãozinho remete aos primeiros dias de vida do gato, quando ele amassava a barriga da mãe visando estimular a produção de leite. Quando mais velho, ao fazer esse movimento, ele pode se sentir confortável e seguro, como se estivesse novamente ao lado da mãe. 


Marcação de território 


Também se acredita que o gato amassa pãozinho a fim de marcar território. As “almofadas” das patas dos felinos possuem glândulas odoríferas que liberam um cheiro característico. Ao afofar objetos ou pessoas, ele pode estar deixando sua marca e reivindicando aquele espaço como seu. 


Apenas mais um mistério


Por fim, há também a teoria de que o ato de amassar pãozinho é apenas um reflexo inconsciente do gato, um hábito que ele adquiriu ao longo do tempo sem uma explicação clara. Trata-se de apenas um dos muitos mistérios que envolvem os felinos , mas que tornam sua presença em nossas vidas ainda mais especial.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?