25/04/2023 às 09h13min - Atualizada em 25/04/2023 às 09h13min

Uepa abre inscrições para processo seletivo do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Candidatos podem fazer inscrição de 25 de abril a 5 de maio. Processo é realizado exclusivamente de forma on-line

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Nailana Thiely / UEPA
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre, a partir desta terça-feira (25) até o próximo dia 5 de maio, as inscrições do processo seletivo para o ingresso de estudantes no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2023 - Turma Tembé do Gurupi/Aldeia Tekohaw, direcionado aos candidatos indígenas do Povo Tembé que concluíram a terceira série do Ensino Médio ou que possuem certificado de conclusão do Magistério Indígena. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, até o dia 5 de maio.

O processo seletivo é realizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Uepa, por meio do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), do Departamento de Educação Escolar Indígena, pela Coordenação do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), acompanhado pela Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior (Copaes).

De acordo com o edital, os solicitantes deverão anexar, no ato de inscrição, a declaração do cacique ou da liderança autorizada da aldeia, que confirme candidatura na condição de indígena. No caso dos candidatos que já atuam como professores indígenas ou que já concluíram o Ensino Médio, além da declaração da liderança autorizada da aldeia, também deverão anexar a declaração institucional como professores indígenas ou como concluintes do Ensino Médio em Curso de Magistério Indígena no ato de sua solicitação de inscrição.

O processo seletivo para o ingresso no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena 2023 é composto por duas etapas: uma prova escrita abordando temáticas vinculada às questões indígenas, na qual deverá desenvolver uma redação em língua portuguesa; e a entrevista, na qual o candidato será avaliado de acordo com os seguintes critérios: objetividade, experiência relacionada às questões indígenas, domínio da linguagem oral em língua indígena originária do candidato e domínio da linguagem oral em língua portuguesa.

A divulgação do resultado final do processo estará disponível por meio do site ou no Campus XI - Paragominas.

Documentos para matrícula:

a) Carteira de Identidade;
b) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) 01 (uma) foto 3x4 recente (colorida);
e) Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição;
f) Histórico Escolar do Ensino Médio;
g) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão de Magistério Indígena;
h) Comprovante de Residência.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?