25/04/2023 às 10h13min - Atualizada em 25/04/2023 às 10h13min

Veja como as calopsitas são animais de estimação interessantes

Essas aves nativas da Austrália são inteligentes, ativas e brincalhonas

Com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Reprodução
As calopsitas são nativas da Austrália. Geralmente, são cinzas, mas também podem ser encontradas em tons de branco, amarelo, laranja, canela e pérola. Elas são aves inteligentes, ativas e brincalhonas, e muitas vezes formam laços fortes com seus tutores. Por isso, são populares como animais de estimação em todo o mundo. Além disso, outra característica que as tornam tão queridas é o fato de serem relativamente fáceis de cuidar.  

Principais cuidados  

As calopsitas são aves sociais e, portanto, devem ser mantidas em pares ou em grupos. A socialização adequada é importante para garantir que elas se sintam seguras e felizes em seu ambiente. Além disso, precisam de uma gaiola espaçosa com brinquedos, poleiros e uma alimentação equilibrada composta de sementes, frutas e legumes frescos. 

Aves que falam  

As calopsitas também são conhecidas pela capacidade de imitar a fala humana. Muitos tutores passam horas treinando suas aves para que elas aprendam palavras e frases. No entanto, é importante lembrar que nem todas aprendem a falar, e mesmo aquelas que o fazem, não são capazes de formular frases complexas. 

Animais que exigem atenção  

Embora as calopsitas sejam aves amigáveis e ativas, elas exigem tempo e atenção de seus tutores. Isso inclui tempo de brincadeira, exercício e socialização. Inclusive, a expectativa de vida dessa ave é de cerca de 15 a 20 anos. Ou seja, é um animal que exigirá tempo e dedicação por longos anos. 

Adoção de calopsita no Brasil  

No Brasil, a adoção legal de calopsitas e outras aves é regida pela Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/67) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Por conta disso, a adoção é permitida apenas a partir de fontes legais, como criadores registrados e lojas de animais que tenham autorização do IBAMA. A compra de aves em feiras ou com vendedores ambulantes é ilegal e pode colocar a vida do animal em risco. 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?