27/04/2023 às 08h36min - Atualizada em 27/04/2023 às 08h36min

Feira da Agricultura Familiar e Sustentabilidade oferta produtos saudáveis

A iniciativa da Semas também fomenta hábitos sustentáveis e a geração de renda para pequenos produtores

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Semas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai realizar nesta quinta (27) e sexta-feira (28) a Feira da Agricultura Familiar e Sustentabilidade, para que produtores rurais ofertem seus produtos e valorizem a produção de alimentos sem uso de agrotóxicos, fomentando hábitos sustentáveis e a geração de renda para pequenos produtores do Pará.


A Feira começará as 07 h. No primeiro dia (27), será no prédio da Semas “Casa Vicente de Paula”, na Avenida Magalhães Barata, nº 138. No segundo dia (28), a Feira será na sede da Semas, na Travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas João Paulo II e Perimetral.


Educação ambiental - É durante a Feira que os moradores de Belém também aprendem sobre como e onde descartar o lixo da forma correta. Durante os dois dias haverá um ecoponto nos locais para o recebimento e troca de material reciclável por mudas de plantas e biofertilizantes (adubo líquido). Podem ser recebidos: plástico, papel, metal, vidro e pilhas usadas.


O evento é realizado todo mês pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), e faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf) do Pará, que visa incentivar o desenvolvimento rural sustentável no Estado. São ofertados produtos orgânicos, como frutas, hortaliças e mel, além de produtos naturais para pele, como sabonetes e óleos diversos.


“É comum as mulheres se encontrarem nessa prática, perceberem que têm um talento pra produção das ecobijus, o que é extremamente importante porque ganham conhecimento sobre a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente, e desenvolvem um talento artístico que ainda traz um benefício financeiro pra elas e suas famílias”, disse a coordenadora de Educação Ambiental Andrea Monteiro, a se referir às oficinas de ecobiju realizadas nas Usinas da Paz.


A Feira também é uma grande oportunidade de geração de renda para as participantes da oficina de ecobijuterias ministradas pela Semas, em que mulheres aprendem de forma dinâmica e sustentável a fazer brincos, colares e pulseiras com materiais que seriam descartados de forma irregular no meio ambiente, como papel de revistas e embalagens já utilizadas de perfumes e sabonetes.


“Nós damos essa oportunidade para essa mulher vir, divulgar o produto, vender o produto que a gente sabe que seria jogado fora inadequadamente. E a gente vê hoje a questão dos resíduos muito latente na nossa sociedade. Infelizmente, muitas pessoas ainda não têm essa visão do reaproveitar, do reciclar, do comercializar, até porque torna-se uma fonte de renda”, ressaltou a gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Edira Vidal.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?