27/04/2023 às 10h21min - Atualizada em 27/04/2023 às 10h21min

Conexão entre cão e tutor: Entenda segundo a ciência essa relação

A relação entre o animal de estimação e seu tutor pode ser mais forte do que se imagina

Com edição da Redação Belem.com.br
Portal do Dog
Freepik.com

Se você achava que a conexão entre cão e tutor era algo somente baseado em interesses (você, interessado na companhia do cão e o cão interessado na ração fresquinha de todo dia), saiba que está tremendamente enganado ou enganada. A verdade é que a conexão entre cão e tutor é muito mais profunda do que isso e a ciência provou de uma maneira incrível. E para entender tudo sobre o tema, continue lendo!


A ciência prova que ela pode ser como a conexão de mãe e filho


Há pessoas que discordam em chamar os cães de filhos. E há aquelas pessoas que não abrem mão de usar a expressão. Afinal, a relação de ambos é baseada em amor, carinho, fraternidade e muita amizade. E o resultado disso é algo incrível que acontece em ambos (tutor e seu cão).


Você já ouviu falar do hormônio do amor? Este é um hormônio que se desenvolve no organismo a partir do momento que há a liberação de energias positivas em momentos específicos, como uma troca de olhares entre mãe e filho. O hormônio do amor possui um nome científico, que é a Ocitocina. E o mais incrível, é que a Ocitocina foi encontrada em amostras de pesquisadores que testaram o relacionamento entre tutores e seus cães!


A descoberta foi publicada na revista Science, onde pesquisadores colocaram tutores e cães em um local para interagirem, de modo que trocassem olhares e carinhos. Depois, foram coletadas amostras de urina de ambos para a realização de testes. E as amostras trouxeram aquilo que nos coloca em uma posição de pais e mães de nossos cães: O hormônio do amor, a Ocitocina, apareceu nos momentos em que houve interação e não apareceu nos momentos que não houve.


Na prática, isto significa que somos capazes de gerar a Ocitocina quando estamos em contato com nosso pet. E ele, claro, também é capaz de gerá-la. Este hormônio está presente na mesma conexão que ocorre, por exemplo, a partir da troca de olhares entre mãe e filho. Então, para quem estava receoso ou não sentia confiança para chamar o cãozinho de filho, aí está uma excelente oportunidade para apelidá-lo assim! Por que não?


Como se conectar melhor com seu cão? Veja o que fazer para que vocês se aproximem ainda mais


A ciência nos mostra que a conexão entre cão e tutor pode ser considerada muito parecida com a conexão que há entre mãe e filho. É claro que guardadas as devidas proporções. Mas, do ponto de vista químico e de reações do nosso organismo, a conexão é a mesma. Afinal, a Ocitocina prova isso, de modo que ela só é liberada em situações muito específicas da vida do ser humano.


E para que isso aconteça, basta que você e seu melhor amigo sejam, de fato, amigos. A conexão de amizade e fraternidade, faz com que vocês possam curtir bons momentos juntos. Porém, para aqueles tutores que se sentem desconectados e acreditam que a Ocitocina não apareceria em amostras de urina, separamos uma lista com algumas atitudes que você pode tomar para que você se conecte ainda mais com seu pet.


Veja abaixo:


- Brinque mais com seu cachorro – Isto fará com que ele se conecte com você de maneira divertida;

- Os passeios para caminhar podem ser momentos agradáveis para familiarização;

- Não deixe de adestrar seu cachorro – Isto fará com que ele sinta ainda mais amor por você;


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?