05/05/2023 às 09h52min - Atualizada em 05/05/2023 às 09h52min

Pegada Pet: saiba porque cachorro dorme tanto

O ato de o cachorro dormir muito está relacionado à condição natural do desenvolvimento canino

Com edição da Redação Belem.com.br
Portal do Dog
Freepik.com
Por que cachorro dorme tanto? Essa é uma pergunta que muitos tutores fazem acerca da observação de comportamentos do pet.

Algumas vezes, esse ato de o cachorro dormir muito está relacionado à condição natural do desenvolvimento canino. Principalmente pelo fato de descansar depois de brincadeiras e exercícios físicos.

Especialistas da área de pesquisa sobre o sono canino salientam que os cães podem passar 50% do seu dia dormindo efetivamente e 30% apenas descansando.

Sendo assim, os cães são, na verdade, 20% ativos no seu dia a dia, mas isso não é regra para toda raça de cachorro.

Algumas raças de cães são mais ativas que outras, principalmente os cães de guarda e aqueles doguinhos mais agitados.

Esses cães geralmente necessitam de uma disposição maior a exercícios físicos, evitando assim comportamentos inadequados e problemas de saúde.

Saiba que o período de descanso e das atividades físicas são variados durante o dia, dividindo os momentos de gasto de energia e repouso de forma flexível.

O fato de o cachorro dormir tanto também está relacionado à fase da vida do cão, visto que os cães seniores e os filhotes tendem a dormir mais que os cães jovens e adultos.

Quantas horas o cachorro dorme?

Um dos fatos de por que cachorro dorme tanto é a idade. Afinal, assim como os humanos, os cães têm necessidades de sono conforme a fase da vida.

No caso dos humanos, um recém-nascido, por exemplo, dorme em média 20 horas por dia, intercalando repousos breves e longos.

Já o adulto, precisa em média de 8 horas de sono por dia para se adequar à um sono saudável para seu momento de vida.

Os cachorros, por sua vez, também precisam de horas de sono. Os cães filhotes tendem a dormir mais que um cachorro adulto.

Os filhotes tendem a dormir aproximadamente 18 horas por dia, uma quantidade semelhante ao bebê recém-nascido.

Quantas horas um cão adulto dorme? Neste caso, o doguinho adulto dorme mais que um humano, entre 12 a 14 horas por dia.

Claro que o cachorro não vai dormir esse tanto de horas corridas, isso não é natural. O correto é fazer momentos de descanso intercalados com brincadeiras e atividades decorrentes de suas necessidades fisiológicas.


Fatores que influenciam o sono

Como vimos acima, os cães dormem bastante, principalmente quando são filhotes. Porém, alguns fatores influenciam nisso.

Os fatores que interferem no sono estão ligados à sua condição natural de vida, rotina diária do pet, tipo de raça de cachorro e os problemas de saúde.

Uma dica é sempre observar os fatores relacionados ao ato de o cachorro dormir muito. Isso ajuda a detectar o motivo desse comportamento canino.

Idade dos cachorros

Um dos fatores que influenciam o cachorro a dormir muito é a idade. Como podemos observar, os cães filhotes tendem a dormir mais que os cachorros adultos.

Os cães recém-nascidos dormem muito, acordando apenas para mamar e procurar a sua mamãe.

Esse comportamento é natural nessa fase do desenvolvimento canino, já que o filhote é totalmente dependente da cadela. Afinal, ele não tem coordenação motora e nem abriu os olhinhos para se localizar no mundo.

Conforme o cachorro vai crescendo, ele vai se desenvolvendo, aprimorando assim seus 5 sentidos – como o olfato, que é muito apurado nos cães.

Durante a fase jovem, os cães são mais agitados, gostam de brincar e passam boa parte do tempo ativos. Isso não é regra para todas as raças de cães, ok?!

Quando adultos, é comum ver os cães deitados nas caminhas, cantinhos da casa e no colo do tutor. Algumas raças de cachorro amam um colinho!

Já na velhice, o cão idoso dorme muito, chegando a uma quantidade de horas dormidas semelhante ao filhote: até 18 horas.

Por isso, a importância de oferecer um espaço adequado para o cão idoso dormir, visto que suas energias são facilmente esgotadas e ele precisa de um espaço confortável para descansar.

Rotina diária do pet

Mais um fator que influencia no por que cachorro dorme tanto é a rotina diária do pet.

Alguns cães têm uma rotina mais agitada, alguns ficam na creche para pet e são estimulados boa parte do seu tempo.

Assim como as crianças, os cães também tendem a ficar mais cansados após brincadeiras. Por isso, podem dormir mais facilmente. Algumas raças até roncam!

No entanto, outros peludinhos podem dormir tanto devido à falta de exercícios físicos, ficando entediados.

Os cachorros que ficam sozinhos em casa podem dormir mais do que aqueles em companhia do tutor, sendo necessário cuidado com este estilo de vida do cão.

A falta de estímulos no ambiente pode contribuir para o desenvolvimento de ansiedade canina e depressão em cachorro.

Raças de cães que dormem muito

Além de fatores do desenvolvimento canino e rotina em casa, existem raças de cães que dormem muito em comparação com outros tipos de raças.

Os cães de raça grande como Golden Retriever, Pastor Alemão e Labrador tendem a dormir mais que os cachorros de raça pequena.

Contudo, isso não é regra, nem todo cachorro grande dorme mais que os pequenos. Temos exceção dos cães Pugs e Buldogues que não são tão fãs de exercícios físicos.

É da personalidade da raça não gostar muito de brincar e fazer exercícios físicos. Sendo assim, passam boa parte do tempo descansando.

Além disso, os cachorros braquicefálicos como os Buldogues, Pugs e Shih Tzu nem podem participar de exercícios intensos devido à sua condição de saúde.

Problemas de saúde do cão

Por mais que algumas raças de cachorro gostem de dormir, o ato de dormir muito também pode estar relacionado a problemas de saúde do cão.

A depressão canina é uma doença que afeta muitos cachorros, tendo como principais sintomas a apatia e o ato de dormir muito.

Saiba que o comportamento de dormir do cachorro também está relacionado à diminuição de dores, ficando mais deitados e quietos nessas situações.

O sono em excesso também é um sinal de artrite canina, acometendo os cachorros mais velhos, principalmente.

A dica é sempre observar os sintomas relacionados ao por que o cachorro dorme tanto. Destacamos os principais sinais relacionados abaixo.

- Mudanças repentinas no padrão de sono do cachorro;
- Sonecas estão constantes, mesmo quando é hora de comer, passear e beber água;
- Durante a presença de visitas e brinquedos novos, o cãozinho dorme com facilidade, demonstrando desinteresse;
- Na parte da manhã, o cachorro tem dificuldade de acordar, inclusive, quando o tutor o chama para a refeição;
- Cachorro acorda repentinamente com susto, estressado ou agitado;
- Apresenta comportamentos agressivos quando você chega perto para um carinho, por exemplo;
- Nas brincadeiras e passeios, o cachorro adormece ou se recusa repentinamente a interagir.

As mudanças na alimentação do cachorro e a falta de vontade de se locomover são sinais importantes para conversar com o veterinário, assim como as mudanças na defecação e micção do doguinho.

O que fazer quando o cachorro dorme tanto?

Existem muitos sinais que indicam um sono profundo. Mas afinal, o que fazer nesses casos? O que o tutor pode mudar para melhorar a condição do cachorro que dorme muito?

A seguir, separamos algumas dicas para você ajudar seu cãozinho que está dormindo muito. O primeiro passo, é observar os sinais e procurar ajuda médica-veterinária.

Faça consultas ao veterinário

As consultas ao veterinário são de extrema importância para fornecer um diagnóstico acerca da condição de saúde do cachorro.

Somente o veterinário é responsável de diagnosticar doenças nos animais, através de exames clínicos e laboratoriais para detectar algum problema de saúde.

Com o diagnóstico fica mais fácil realizar o tratamento adequado para o quadro de saúde do animal.

Mude a rotina de exercícios do cachorro

Mesmo que o cachorro seja de uma raça que não gosta muito de exercícios, incentive através da mudança da rotina da casa.

Aposte em brinquedos e jogos para entreter o cachorro, principalmente se o pet irá ficar sozinho em casa. Os passeios também ajudam a controlar o sono do cachorro.

Monitore os comportamentos

Faça o checklist das mudanças de atitude do cachorro, como por exemplo, horas de sono por dia, falta de interesse em se locomover e entre outros sintomas.

Monitore os comportamentos do cachorro. Dessa forma é mais preciso saber por que o cachorro dorme tanto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?