15/05/2023 às 12h30min - Atualizada em 15/05/2023 às 12h30min

Câncer de pulmão: entenda o que é a doença e quais os principais sintomas

Entre as principais causas da doença estão o tabagismo, idade e a incidência da doença na família

Paloma Lobato
Freepik.com

Na última terça-feira (9), o Brasil se despediu da Rainha do Rock, Rita Lee, vítima de câncer de pulmão. A morte da artista despertou a atenção para a doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, é p que mais mata no país. 


Tipos de câncer de pulmão 


O câncer de pulmão, geralmente, é classificado pela aparência que tem quando observado no microscópio. Ele é classificado em dois tipos principais:


Câncer de pulmão de células pequenas - ele representa de 10 a 15% dos casos. Seu crescimento é rápido e o mesmo costuma e migrar para órgãos distantes do pulmão.


Câncer de pulmão de células não pequenas: esse tipo de câncer representa de 80 a 85% dos casos e está dividido em três subtipos, sendo o mais comum o adenocarcinoma, que tende a crescer de forma mais lenta.


Causas e fatores de risco do câncer de pulmão


Diversos fatores implicam no surgimento do câncer de pulmão. Entre eles estão o tabagismo e doenças pulmonares. Além disso, outros fatores como histórico familiar de câncer de pulmão, idade, poluição, exposição ao gás radônio e exposição ao amianato.



Sintomas do câncer de pulmão 


Os sintomas da doença surgem quando o câncer de pulmão já está em um estágio avançado. Entre os sintomas mais comuns estão tosse persistente ou com sangue; falta de ar; dor no peito; rouquidão; fadiga; perda de peso e perda de apetite.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?