17/05/2023 às 12h11min - Atualizada em 17/05/2023 às 12h11min

​Mineração inteligente: como Inteligência Artificial está transformando o setor mineral no Pará

A edição do Simineral ON do mês de maio aborda os impactos da IA na mineração

A mineração é uma das atividades econômicas mais importantes do estado do Pará, responsável por uma grande parte do PIB da região. Nos últimos anos, a aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado fundamental para aprimorar o processo de extração mineral, aumentando a eficiência, a segurança e a sustentabilidade dessa atividade.

Empresas de mineração do Pará têm investido em soluções de IA para otimizar a produtividade. Essas soluções podem ser aplicadas em diversas áreas da mineração, desde a prospecção e a exploração de minas até a operação e manutenção de equipamentos. Algumas das aplicações mais comuns incluem análise de dados geológicos, monitoramento de equipamentos e otimização de processos.

Além de trazer benefícios para a mineração em si, o uso de IA na mineração também pode contribuir para a sustentabilidade da atividade. Isso porque soluções de IA podem ser aplicadas para monitorar e prevenir impactos ambientais, reduzindo a pegada de carbono da mineração.

Na edição de maio do Simineral ON, a mineradora Hydro Alunorte destaca a realização de projetos como um simulador que estuda e avalia processos de melhorias contínuas no filtro de prensa, em Barcarena. Além disso, o projeto mais recente da parceria traz novas possibilidades para o ensino de Educação Ambiental no município de Paragominas e região, onde a Hydro opera uma mina de bauxita. Trata-se de um pacote de projetos que envolvem uma maquete virtual, aplicação em RA em totem QR Code, livro em realidade aumentada, interação com animais em AR, criação da trilha ecológica da mina em Realidade Virtual (RV) e jogos digitais.
“O Programa de Educação Ambiental é nossa forma de mostrar para as pessoas todo o trabalho de conservação realizado na mina. Então, os esforços são voltados mesmo para informar: trazer estudantes, levar conteúdo para as escolas, realizar visitas à nossa trilha ecológica. Essas novas possibilidades foram pensadas no momento da caracterização do nosso Centro de Referência Ambiental (CRA), nós queremos mostrar inovação na abordagem do tema”, conta Jonilton Paschoal, gerente de Meio Ambiente na Mineração Paragominas.

A aplicação de tecnologias de IA na mineração é uma tendência mundial, e o Pará tem se destacado nesse sentido. A adoção dessas soluções pode trazer benefícios significativos para a economia e o meio ambiente da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da mineração no estado. Para outros conteúdos da edição, acesse simineral.org.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?