22/05/2023 às 09h35min - Atualizada em 22/05/2023 às 09h35min

Polícia Civil orienta população sobre prevenção a crimes contra crianças e adolescentes

As ações realizadas na Praça da República integram a campanha nacional de enfrentamento e prevenção a crimes sexuais ao público infantojuvenil

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Talison Lima/PC

Policiais das Delegacias Especializadas no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, participaram neste domingo (21), da ação alusiva ao “Maio Laranja”, campanha nacional de enfrentamento e prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Durante a programação, realizada na Praça da República, em Belém, o público foi beneficiado por um conjunto de serviços de saúde, emissão de documentos, orientações jurídicas e atividades educativas, culturais e de lazer.


“Assim como atuamos com ações de repressão, também trabalhamos com a conscientização e prevenção perto da sociedade. Com essa oportunidade de participação no evento, a população conheceu outras linhas de atuação da Polícia Civil, que é uma instituição cidadã, presente para orientar e cuidar das crianças e adolescentes”, disse a diretora da Deaca, Cristina Bastos, que funciona no prédio da Polícia Científica, em Belém.


A estudante Kauane Miranda, 12 anos, que mora no bairro do Jurunas, tirou a primeira via da carteira de identidade, serviço ofertado pela Diretoria de Identificação Enéas Martins (Didem). “Estou acompanhada do meu pai, que também está sendo atendido na tenda de serviço. Aproveitei a ação para emitir minha carteira de identidade, pois é um documento que me dá direito e acesso a programas sociais”, contou.


Alerta


A Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca-CPC) já prendeu 16 homens investigados pela prática de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Todos estão à disposição da Justiça. As prisões são resultado de um intenso trabalho investigativo. Eles foram identificados, localizados e indiciados por crimes sexuais.


As prisões resultam de diligências no âmbito da “Operação Children”, que também cumpriu diversos mandados de prisão preventiva contra investigados na Região Metropolitana de Belém.


Segundo Ariane Melo Rodrigues, diretora da DAV, é dever de todo cidadão denunciar a prática de crimes contra criança ou adolescente. “Nós, da PCPA, solicitamos a colaboração da população com informações que auxiliem em casos e investigações de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas via telefone, e de forma anônima, através do Disque-Denúncia 181”, informou.


Atendimento


Em Belém, a Deaca-CPC é uma unidade da Polícia Civil integrada à sede do Centro de Polícia Científica, localizada na Rodovia Transmangueirão, no bairro do Bangui.


Em Ananindeua, a unidade policial está situada na Rodovia Mário Covas, nº 50, esquina com a Rua São Pedro, no bairro do Coqueiro, integrada à sede da Superintendência de Polícia Metropolitana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?