23/05/2023 às 13h09min - Atualizada em 23/05/2023 às 13h09min

Reciclagem: entenda o que é e como você pode fazer no dia a dia

Atitudes simples podem fazer toda a diferença na rotina em casa e na rua

Paloma Lobato
Freepik.com

Reciclar os resíduos gerados diariamente traz uma série de benefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Atitudes simples, praticadas no dia a dia, fazem toda a diferença quando o assunto é cuidar do planeta. A reciclagem causa redução dos impactos no meio ambiente e incentiva a educação ambiental por meio da coleta seletiva. 


Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo a praticar a reciclagem na sua rotina em casa.


Separe o lixo seco pelo tipo de materiais


Materiais como plástico, alumínio, vidros, papel e papelão, tecidos e metais devem ser separados do lixo orgânico (restos de comida, cascas de frutas, legumes e ovos, borra de café, etc.). 


Essa separação auxilia o pessoal da triagem dos centros de reciclagem e aterros sanitários. O ideal é fazer a separação seguindo as cores das lixeiras correspondentes a cada material: plástico (vermelho); vidro (verde); papel e papelão (azul); madeira (preto) e metal (amarelo). 


Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças


Sem dúvidas, a educação ambiental deve fazer parte da vida de toda criança. Entre as principais dicas para os pequeninos estão a importância de doar roupas e brinquedos para famílias carentes; diminuição do consumo de roupas e brinquedos no dia a dia; evitar o uso de sacos plásticos ao máximo; ensinar o descarte correto dos resíduos, entre outras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?