25/05/2023 às 13h36min - Atualizada em 25/05/2023 às 13h36min

Rotina de estudos: veja 5 dicas para manter um cronograma produtivo

Manter uma boa rotina de estudos é fundamental para ter bons resultados na vida acadêmica

Paloma Lobato
Freepik.com

Uma boa rotina de estudos é a chave para ter bons resultados nas provas e, consequentemente, na vida acadêmica. Apesar disso, manter uma rotina de estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, destacamos 5 passos que podem te ajudar a criar uma rotina de estudo produtiva e prazerosa. 


O primeiro passo é entender que a rotina de estudos nada mais é do que planejar seus dias para não perder tempo com coisas que não são importantes. Dessa forma, você se sente mais confiante. Além disso, é importante destacar que o hábito deve se encaixar no seu tempo e nas suas necessidades. Dessa forma, você terá muito mais resultados positivos ao longo da jornada e garantirá bons frutos. 


Dicas de como criar uma boa rotina de estudos:


1. Crie um planejamento


Uma boa rotina de estudos começa com organização. Por isso, é importante fazer um planejamento de todos os conteúdos que serão estudados durante o dia e durante a semana. Uma dica para quem não sabe por onde começar é fazer alguns questionamentos básicos como: quais disciplinas eu tenho mais dificuldade? Quais assuntos eu estou precisando me dedicar mais? Em quais provas meu desempenho não foi tão bom e seria bom eu focar um pouco mais? A partir dessas respostas, você monta um cronograma que se ajuste às suas necessidades. 


2. Estude em um local tranquilo


A escolha do ambiente de estudo é fundamental para ter bons resultados. Por isso, opte por um local  tranquilo, organizado, limpo, com boa iluminação e ventilação, sem muitas distrações e com as ferramentas e materiais necessários ao seu alcance: livros, cadernos, lápis, computador, anotações de aulas etc.


3. Fuja de distrações


Manter o foco nem sempre é fácil. Portanto, mantenha a sua concentração no que é importante e fique longe de distrações. Tente não usar seu celular enquanto estiver estudando. Nada de usar redes sociais ou outros aplicativos. 


4. Defina horários


Separe um tempo em seu calendário para os estudos e mantenha-se fiel a ele. Se você decidir estudar uma hora todos os dias às 17 horas, cumpra com o seu objetivo e continue seguindo essa rotina diariamente. Lembre-se que a constância é essencial para isso. 


5. Faça pausas e cuide da saúde física e mental


Estudar é importante mas também é essencial não exagerar – especialmente se eles simplesmente não estiverem indo bem. Dê a si mesmo algum tempo livre todos os dias, para ajudar a limpar sua mente e se concentrar melhor quando voltar.


Fazer intervalos entre os estudos pode ajudar a manter sua mente fresca e pronta para mais aprendizagem. Sem contar também que é uma excelente oportunidade para fazer algum exercício.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?