09/06/2023 às 08h16min - Atualizada em 09/06/2023 às 08h16min

Festividade de Corpus Christi, em Capanema, leva milhares de fiéis às ruas

No Pará, celebração é patrimônio imaterial reconhecido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Dphac

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
Reconhecida como patrimônio imaterial paraense pela por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), a festividade de Corpus Christi, em Capanema, no nordeste paraense, tomou as ruas da cidade, na manhã nesta quinta, 8 de junho. O governador Helder Barbalho acompanhou o encerramento da principal procissão, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A celebração de Corpus Christi no município é caracterizada pela elaboração do tapete, em areia e serraria, em homenagem ao corpo e sangue de Cristo. Esse ano, a celebração tem como tema “Eucaristia fonte de vida que gera Vocação para o Reino” e lema “A missão que faz nascer o amor”. 

Depois da missa campal realizada pelo bispo diocesano de Castanhal, D. Carlos Verzelett, em frente à igreja matriz do Perpétuo Socorro, o religioso guiou os fiéis em procissão, passando pelos 1.300 metros de tapetes confeccionados com inspiração no tema deste ano.

Prefeito de Capanema, Chico Neto, lembrou que o governador todos os anos prestigia e apoia a festividade. "Nossa festa é reconhecida e celebrada pelo estado e pelo Brasil. Um momento único de devoção que também mistura cultura, talento e beleza", destacou.

Reconhecimento

Em junho de 2022, o Governo do Pará, por meio da Secult e Dphac, instituiu o reconhecimento da festividade como Patrimônio Imaterial paraense. Realizada há 47 anos, a festa é uma das celebrações religiosas mais importantes do Estado. 

A iniciativa foi o primeiro registro de Bem Imaterial feito integralmente pelo Executivo, por meio da Lei 1.852/2009. 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?