14/06/2023 às 11h05min - Atualizada em 14/06/2023 às 11h05min

Mês do Orgulho: você sabe a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual?

Na realidade, os dois termos são bem diferentes porque representam diferentes características de uma pessoa

Flávia Rocha
Unsplash
As discussões sobre os direitos da comunidade LGBTQIAP+ estão cada vez mais presentes no dia-a-dia de todos. Mesmo com os avanços já feitos, ainda há muito confusão sobre o que define orientação sexual e identidade de gênero

Orientação sexual é a maneira como um indivíduo se relaciona afetiva e sexualmente com outras pessoas. Ela representa o tipo de atração sexual e/ou emocional que uma pessoa sente.

Algumas das orientações sexuais são as seguintes: heterossexual, homossexual, bissexual e assexual.

Já a identidade de gênero é a forma como uma pessoa identifica seu próprio gênero e como ela se apresenta socialmente. Ela representa a maneira como a pessoa identifica seu próprio gênero, que pode ser igual ou diferente do seu gênero biológico.

Também é possível que exista identificação com os dois gêneros ou mesmo com nenhum deles.

Algumas identidades de gênero são as seguintes: cisgênero, transgênero e não-binário.

Acompanhe abaixou um pequeno glossário para melhorar o entendimento:

1. Heterossexual

Uma pessoa heterossexual é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, as relações heterossexuais são as que acontecem entre uma mulher e um homem.

2. Homossexual

Uma pessoa homossexual é alguém que sente atração e se relaciona com pessoas do mesmo gênero que o seu. Nesse caso, as relações podem ser entre duas mulheres ou entre dois homens.

O termo homoafetivo também é usado para definir as relações de casais que formados por duas pessoas do mesmo gênero.

3. Bissexual

Já as pessoas bissexuais são as que podem sentir ligação emocional e sexual por pessoas de todos os gêneros. As pessoas bissexuais podem se relacionar, por exemplo, tanto com mulheres, como com homens.

4. Assexual

O caso de pessoas assexuais é um pouco diferente porque não se trata do interesse em pessoas de um ou outro gênero. Na assexualidade, pode existir pouco ou até mesmo nenhum interesse ou vontade em ter relacionamentos com outras pessoas.

5. Cisgênero

Cisgênero é o termo usado para definir as pessoas que se sentem identificadas com seu gênero biológico. Assim, uma pessoa cisgênero é aquela que se sente de acordo com seu gênero de nascimento, ela vive e se expressa conforme com o gênero atribuído por suas características biológicas.

Por exemplo: uma pessoa que nasce com o gênero feminino (mulher) e que se identifica com ele, ou seja, sente-se uma mulher.

6. Transgênero

Os transgêneros são pessoas que não se identificam com seu gênero biológico. Esses indivíduos sentem desconforto com o gênero que lhes foi atribuído e normalmente não se identificam com as características (físicas, biológicas, emocionais ou sexuais) que possuem.

Por exemplo: uma pessoa que nasce com o gênero masculino (homem), mas percebe que não se identifica com ele, sentindo-se uma mulher.

7. Não-binário

As pessoas não-binárias são aquelas que não se sentem enquadradas e identificadas com um dos gêneros, ou seja, não se identificam como sendo uma mulher ou um homem.

Existem variações na não-binariedade. A pessoa pode sentir que não pertence a nenhum dos gêneros (masculino ou feminino) ou pode, por exemplo, sentir-se uma mistura de ambos.

E lembre-se, independente da forma como você se identifica (ou não se identifica), o mais importante é o respeito pela existência de cada um. E o primeiro passo para isso, muitas vezes, é buscar informações de forma a entender o que faz o outro diferente, e similar, a você.

Desde a insituição da lei nº 10.948/2001, de autoria do ex-deputado Renato Simões, LGBTfobia é considerado um crime no Brasil.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?