29/06/2023 às 09h30min - Atualizada em 29/06/2023 às 09h30min

Projeto do Mata Fome visa sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico

Moradores dos bairros Pratinha, São Clemente, Tapanã e Parque Verde serão beneficiados pela Macrodrenagem do Mata Fome

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
COMUS
Com objetivo de detalhar o projeto da Bacia Hidrográfica do Mata Fome, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, se reuniu, nesta quarta-feira, 28, com a equipe de arquitetos dos Projetos Especiais da Prefeitura de Belém, coordenada pelo arquiteto José Rayol.  

O projeto de macrodrenagem do Mata Fome é considerado pelos arquitetos um projeto grandioso, pela preocupação com sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico daqueles que residem nos bairros Pratinha, São Clemente, Tapanã e Parque Verde, que serão beneficiados pela Macrodrenagem do Mata Fome.

Integração

A execução da Macrodrenagem do Mata Fome tem como principais objetivos a renaturalização e integração com a mobilidade urbana, como, por exemplo, a construção de um ciclovia que faça interligação das ciclovias das avenidas Augusto Montenegro e Arthur Bernardes. 

“Esse projeto permite que você tenha esse novo conceito e novo olhar, não é um projeto como outro qualquer. Será um projeto dentro daquilo que chamamos urbanismo socioambiental. Ele é social porque leva em consideração a renda das pessoas", explica José Rayol, coordenador dos Projetos Especiais da Prefeitura de Belém.

Além da macrodrenagem, estão previstas obras de mobilidade urbana; recuperação da mata ciliar, importante para evitar a erosão do leito do igarapé; a preservação das mais de 15 nascentes d’água existentes na área; a integração viária com ciclofaixa; e a capacitação de moradores, visando a trabalho e renda.

Igarapé Mata Fome

O igarapé recebe o nome de Mata Fome porque, antigamente, beneficiou as famílias da região com abundância de peixes e plantações frutíferas, como o açaí. Mas, no decorrer do tempo, o igarapé perdeu os braços de rios, por causa da urbanização da área.

“Além de ser um projeto de macrodrenagem, o objetivo central é levar cidadania para as pessoas. É um projeto que busca seguir referências urbanísticas que valorizem a condição amazônica de Belém”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), banco de fomento que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, vai financiar U$$ 60 milhões de dólares para execução da obra.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?