15/12/2022 às 15h10min - Atualizada em 15/12/2022 às 15h10min

Sistema de abastecimento de água de Santarém vai contar com novo poço

A obra vai beneficiar os moradores dos bairros Elcione Barbalho, Maracanã e Conquista

Com edição da Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
A Cosanpa também executa em Santarém serviços de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água na cidade. (Foto: Ascom/Cosanpa)


A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue com os trabalhos de ampliação no sistema de abastecimento de água no município de Santarém, no oeste do estado, com a construção de um novo poço no bairro Elcione Barbalho. A obra iniciou neste mês, com previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2023.

As frentes de trabalho seguem em ritmo acelerado no canteiro de obras com o principal objetivo de fornecer água de qualidade para moradores de três bairros da cidade após a conclusão do projeto, são eles: Elcione Barbalho, Maracanã e Conquista.

"O novo poço que atenderá os moradores dessas três áreas de Santarém terá 250 metros de profundidade. Desse total, 35 já foram perfurados nos primeiros dias de dezembro. Será uma estrutura bem maior e mais segura que a antiga, levando mais água para os consumidores da Cosanpa", pontuou Adalberto Anequino, gestor da Cosanpa da região do Baixo Amazonas.

Após a conclusão do projeto total, o novo sistema de abastecimento vai beneficiar mais de 3 mil famílias, chegando aproximadamente a 8.175 pessoas que vivem nesses locais, um investimento do Governo do Estado que levará ainda mais qualidade de vida para os moradores de Santarém.

Após mais de 20 anos sem ações efetivas, em outubro de 2019, as obras de ampliação do abastecimento de água foram retomadas, com um investimento de cerca de R$ 150 milhões para a perfuração de seis poços e construção de cinco reservatórios, além de 300 km de novas redes para ampliar o abastecimento de água para mais de 20 bairros de Santarém.


Outras obras - A Cosanpa também executa em Santarém serviços de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água na cidade, no Baixo Amazonas.

O projeto contempla a construção de 13 poços profundos (250 m), 3 casas de química, construção de 7 reservatórios apoiados (RAP) e revitalização de dois, no total de 2450 m³, edificação de 3 reservatórios elevados (REL) e revitalização de um, no total de 1.200 m³, além da implantação de adutora de água tratada e outra de água bruta.

As obras entregarão também mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros.

Os investimentos no município estavam paralisados desde 2016 e a população sofria com a escassez de água, e há anos aguardava melhorias no sistema e, ainda, novas obras na rede de esgoto.

Em outubro de 2019, a execução dos serviços de saneamento foi retomada. De acordo com a Cosanpa, o projeto é um investimento de quase R$ 180 milhões do Governo do Pará em benefício de 150 mil habitantes de Santarém. A entrega do sistema de abastecimento de água está prevista para junho de 2024.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?