03/07/2023 às 08h17min - Atualizada em 03/07/2023 às 08h17min

Campanha contra assédio e importunação sexual capacita donos de estabelecimentos em Salinópolis

Setur realizou capacitação com proprietários dos estabelecimentos para que eles possam combater e orientar em casos de violência contra as mulheres

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Reprodução
Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) irão participar da ação do Governo do Pará durante o veraneio com a campanha “Verão, férias e informação no combate à violência e importunação sexual”,  em Salinópolis, um dos principais destinos turísticos do estado, que atrai um forte fluxo doméstico e cada vez mais turistas nacionais.

A iniciativa objetiva maior a proteção de mulheres que estão em situação de violência e/ou assédio dentro de estabelecimentos para que sejam definidos destinos turísticos e ambientes seguros e comprometidos em combater a violência e a importunação contra as mulheres.

“Essa campanha é muito importante porque o turismo responsável desempenha um papel crucial no combate à violência contra as mulheres, crianças e adolescentes, e qualquer tipo de violência em destinos e estabelecimentos turísticos. A sensibilização sobre esse tema ajuda a aumentar a conscientização tanto entre os turistas como entre os profissionais do setor”, explica o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida.

Com participação dos estabelecimentos em uma reunião realizada na última quarta-feira (28), foi entregue um certificado de Iniciativa Social em que os responsáveis por esses locais assumem o compromisso de formar agentes multiplicadores aptos a identificar, combater e orientar em casos de violência contra as mulheres.

“A capacitação específica sobre esse tema de enfrentamento à violência e a importunação sexual é importante para que os funcionários saibam identificar, apoiar e denunciar esse tipo de violência cometido nos estabelecimentos turísticos”, afirma o gerente da Secretaria.

De acordo com a técnica da Planejamento e Gestão em Turismo da Setur, Sônia Chermont, o evento foi oportunidade de a Setur falar sobre o Turismo Responsável, abordando os impactos positivos e negativos na atividade turística no município. Foram enfocados como impactos positivos na geração de emprego e renda, além do aumento da qualidade de vida da comunidade. Os impactos negativos ficaram por conta da geração de lixo deixada pelos turistas e degradação do meio ambiente.

“Aproveitamos o momento e abordamos também o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, quando na ocasião foi feito um apelo aos empresários, quiosques, donos de bares, restaurantes, hotéis, balneários e casas noturnas a aderirem a rede de proteção no combate a essa violência”, revela Sônia.

O turismo responsável no combate à violência sexual é um esforço coletivo que requer o envolvimento de todos os setores da sociedade. A viagem com consciência e respeito, a capacitação dos destinos turísticos para que sejam comprometidos com a segurança das mulheres, para que elas tenham garantido o direito de fazer viagens seguras e livres de violência.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?