03/07/2023 às 11h04min - Atualizada em 03/07/2023 às 11h04min

Tudo o que você precisa saber sobre o ‘verão amazônico’

Aqui tudo é ao contrário

Flávia Rocha
Júnior Matos
No segundo semestre do ano no Brasil, e em toda a região abaixo da linha do equador, existem duas estações oficiais: o inverno e a primavera.

No entanto, na região amazônica, as únicas estações bem definidas são o verão e o inverno, e eles estão relacionados com o período de chuva na região, sendo totalmente o contrário do que seria o “normal” abaixo da linha do equador.

Além da redução das chuvas, o verão amazônico ainda é marcado pelas altas temperaturas na região, que podem passar dos 36º C. Parte desse período coincide com as férias escolares, e se torna a época perfeita para visitar as praias, rios e balneários da região.
 
E o inverno?

Segundo o meteorologista e professor na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Hildo Giuseppe, o que conhecemos por “inverno amazônico” não é inverno nenhum. Ele nada mais é que uma expressão que se popularizou, devido ao alto índice de chuvas, o que resulta em mudanças na sensação térmica, mas do ponto de vista científico ainda é verão.

O professor conta que no hemisfério sul do planeta, o período que vai de dezembro a maio é considerado verão. Esse período é marcado por radiação solar mais intensa, resultando em mais chuvas. "Aqui na região temos muitos rios, e quando há muita energia solar, evapora muita água, formando assim nuvens que vão condensar e precipitar. E assim fica nesse ciclo, precipita, cai a chuva, evapora e forma a nuvem novamente, o que é comum nesse período, justamente pela maior incidência de radiação solar", explica.

Neste verão (que na verdade é inverno) lembre-se de se manter hidratado e seguir as recomendações de dermatologistas para a proteção da pele contra os raios solares, porque só há uma certeza: vai fazer calor!
 
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?