07/07/2023 às 08h22min - Atualizada em 07/07/2023 às 08h22min

Fundação Cultural fomenta espaços de leitura para pessoas privadas de liberdade

Objetivo é promover espaços de leitura, valorizando a literatura e a história paraense, bem como, garantir o livre acesso à leitura e à informação

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Quase 23 mil livros foram entregues pela Fundação Cultural do Pará (FCP) para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), na manhã desta quinta-feira (6). O objetivo é promover espaços de leitura, valorizando a literatura e a história paraense, bem como, garantir o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas de casas de ressocialização e prisionais. A entrega simbólica de kits de livros de autores paraenses foi realizada na penitenciária estadual de Marituba, da qual participaram os dirigentes das instituições, gerentes e pessoas privadas de liberdade.

“Hoje nós estamos aqui na penitenciária estadual de Marituba junto com o secretário  coronel Sirotheau, entregando 22,8 mil livros, a primeira parcela de outros que virão aqui papraa casa do sistema prisional. Nós sabemos da importância do livro, da leitura não só para as escolas, não só para as bibliotecas, mas também para o sistema prisional. Assim, a Fundação Cultural vem aqui cumprir com sua missão, dada pelo nosso governador Helder, de levar o Leitura por todo o Pará, levar educação e cultura para todos canto do nosso grande estado do Pará.”, disse durante a entrega o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Leitura

A entrega dos livros é uma ação do projeto “Leitura por todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural”, da FCP, que constitui-se  em um conjunto de ações na área do livro, leitura literatura e bibliotecas, cujo objetivo é a promoção de atividades de qualificação profissional para fazedores de cultura ligados à área da leitura. 

Além da doação de livros, o projeto inclui mediação de leitura e contação de histórias, atividades lúdicas para o público infantil e juvenil, circuito do livro com escritores, a partir da interação entre autor e público leitor, programações culturais e cessão de acervo publicado por editoras paraenses para bibliotecas públicas municipais, escolares da rede pública, prisionais e hospitalares.

Patrícia Sales coordenadora de educação da Seap falou sobre a importância dessa doação para as pessoas privadas de liberdade (PPL): “A parceria com a Fundação Cultural é de imensa importância porque ela vai renovar as nossas bibliotecas dando mais esperança para as pessoas que vão ser beneficiadas desses livros. Através da leitura elas aumentam seu conhecimento e passam a ter maior amor pela leitura. Além disso, a leitura aumenta nossos anseios pela educação e aí entra também a questão do ENEM, contribuindo para um preparatório ENEM. Ademais, tem a questão da remissão da pena, uma vez que a cada título lido, há uma redução em quatro dias na pena.

Investimento

O programa Leitura por todo o Pará é um projeto inédito que dispõe do maior investimento em prol da literatura paraense. A ação tem como objetivo de adquirir e realizar a cessão de mais de 500 mil livros, potencializando a leitura de obras literárias de autores locais por meio de ações que vão beneficiar 144 municípios do nosso Estado.  A cessão de obras é destinada a bibliotecas: Públicas municipais, escolares, prisionais e hospitalares da rede pública.

Dentro programa Leitura por todo o Pará há o edital de chamamento público DLI/FCP nº 08/2022- para cessão de uso de livros de autores paraenses para bibliotecas públicas vinculadas ao Sistema Estadual De Bibliotecas Públicas – Sebp; bibliotecas escolares (rede pública de ensino); bibliotecas hospitalares (rede pública de saúde) e bibliotecas prisionais.  “O chamamento objetiva a realização da cessão de uso de obras/títulos de autores paraenses, visando a ampliação do acervo utilizado nos espaços de leitura, promovendo e valorizando a literatura e a história paraense, bem como, garantindo o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, bibliotecas escolares (rede pública), bibliotecas hospitalares da rede pública e bibliotecas de casas de ressocialização e prisionais”. informa coordenadora SEBP, Marinile Barbosa.

“Com certeza essa entrega será de grande valia na questão da transformação de vidas, transformação de histórias. Esses livros serão muito bem utilizados pelas pessoas privadas de liberdade e ainda há a questão da leitura por remissão de pena. Então a gente só tem a agradecer a Fundação Cultural do Pará e nos colocar à disposição, pois essa parceria com certeza irá gerar muitos frutos” avaliou na oportunidade o coronel Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, secretário da Seap.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?