12/07/2023 às 08h14min - Atualizada em 12/07/2023 às 08h14min

Criminalidade no Pará registra queda nos dois primeiros finais de semana de julho

Ações ostensivas e preventivas já mostram resultados positivos

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou nesta terça-feira (11) o balanço parcial dos últimos dois finais de semana de julho da Operação Verão 2023, realizada em mais de 90 localidades. O reforço do efetivo, com emprego de mais de 5.600 agentes de segurança pública, resulta em quedas significativas nas ocorrências em relação a anos anteriores.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, que apontou uma queda de 30% no primeiro final de semana (período de 30/06 a 2/07), e de 24,5% no segundo final de semana de julho (de 7 a 9/7), quando comparados ao mesmo período de anos anteriores no índice de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais), que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Quanto aos roubos, os indicadores também apresentaram redução, quando comparados ao verão de 2022, registrando uma queda de 39% nos roubos no primeiro final de semana, e de 46% no segundo.

Integração e estratégias

Na avaliação do secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira, a redução é fruto da integração do sistema de segurança pública e de adoção de estratégias bem definidas. “Apesar de o número de veranistas e turistas ter aumentado no decorrer da passagem dos finais de semana, o Sistema de Segurança Pública e os órgãos parceiros, com a atuação integrada, têm conseguido diminuir os números, intensificando as ações e o policiamento ostensivo nas localidades mais procuradas. Isso tem demonstrado que a integração das forças do Sistema de Segurança Pública, aliada ao uso de inteligência artificial, da tecnologia a favor do sistema, mostra resultados e tem dado maior segurança pra sociedade paraense e turistas de outros estados, que vêm para conhecer os nossos pontos turísticos no período do verão amazônico”, destacou Luciano de Oliveira.

As ações realizadas pelos órgãos policiais e de defesa social também foram computadas. Desde 30 de junho, quando iniciou a Operação Verão, até o dia 10 de julho, foram registradas no Estado 2.824 abordagens a transeuntes e 1.387 a veículos; efetuadas 169 prisões e cumpridos 23 mandados de prisão, além da apreensão de mais de 8 quilos de drogas.

No âmbito das apreensões, também foram retirados de circulação e uso mais de 60 rolos de linhas cortantes (usadas para empinar pipas), cuja fabricação, utilização e comercialização é proibida no Estado.

Outras ações

As equipes fiscalizaram ainda 448 estabelecimentos – incluindo 253 bares e restaurantes -, e 131 foram intimados para regularização e um acabou fechado. As forças de segurança atuaram também em 171 chamados provocados por poluição sonora.

Agentes da Polícia Civil e do Departamento de trânsito (Detran) atuaram de forma ostensiva nas ações de prevenção no trânsito e vias, por meio da Operação Lei Seca. Já foram realizadas 19 prisões por alcoolemia.
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil registraram 183 acidentes causados por animais aquáticos; 18 afogamentos e 33 crianças localizadas.

A Polícia Científica do Pará realizou 41 exames de balística, 91 de perícia veicular e 153 análises em drogas e situações de abuso.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?