02/08/2023 às 08h42min - Atualizada em 02/08/2023 às 08h42min

Mutirão Renegocia: Procon do Pará estima atender pelo menos mil pessoas

Atendimentos serão realizados durante todo o mês de agosto

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
NCS/Seju
Teve início nesta terça-feira 1º de agosto, em Belém, o “Mutirão Renegocia!”, para negociação e renegociação de débitos atrasados como forma de prevenir o superendividamento dos consumidores paraenses. A iniciativa, realizada no Pará pelo Procon Estadual, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça (Seju), é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério de Justiça e Segurança Pública, em parceria com os Procons estaduais e municipais de todo o País. A expectativa do Procon é atender cerca de mil pessoas até o próximo dia 31 de agosto, quando o evento se encerra. 

De acordo com a diretora do Procon-PA, Gareza Moraes, quaisquer dívidas podem ser negociadas ou renegociadas durante o mutirão, desde que o consumidor apresente os documentos pessoais e os que comprovem a dívida, a qual deve estar no nome da pessoa que procurar o evento. Ou seja, não é possível negociar dívidas de terceiros. “É uma boa oportunidade para que o consumidor seja olhado de maneira diferenciada pelos credores, que foram convidados por nós a participar desse mutirão. São principalmente as concessionárias de energia elétrica e água, bancos e instituições financeiras, entre outras”, frisou. 

Para ser atendido, o consumidor deve se dirigir a um dos polos do Procon-PA onde ocorre o atendimento diário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h na sede, localizada na travessa Municipalidade, 1636, esquina com a Soares Carneiro, bairro do Umarizal; na Estação Cidadania do shopping da travessa Padre Eutíquio; na Estação Cidadania do shopping da avenida Centenário; e nas Usinas da Paz do Icuí-Guajará e Cabanagem. Na sede, onde há a maior concentração de consumidores, estão sendo distribuídas senhas de atendimento a partir das 8h. Às sextas-feiras, normalmente, serão agendados os retornos dos consumidores. 

No caso do Pará, além do Procon estadual, também já aderiram à iniciativa os Procons de Marabá e de Altamira. Durante o mês de agosto, o mutirão só não ocorrerá entre os dias 16 e 18, em função de um curso de capacitação do qual os servidores do Procon-PA participarão. “Esta é uma grande oportunidade para que a população paraense possa chegar mais próximo dos seus credores e negociar suas dívidas de maneira mais vantajosa para todos”, ressaltou o secretário de Estado de Justiça, Evandro Garla. 

O aposentado Luiz Otávio Freitas, de 62 anos, aproveitou o início do mutirão para buscar resolver o que ele considera um imbróglio com uma instituição bancária que, segundo ele, sem autorização, transformou um empréstimo pessoal em consignado. “O que eu fiz foi um empréstimo pessoal, mas eles transformaram em consignado sem a minha autorização. Mas, felizmente já estou conseguindo resolver junto ao Procon, por isso, estou muito feliz”, disse, nesta terça-feira. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?