11/08/2023 às 09h05min - Atualizada em 11/08/2023 às 09h05min

Exposição celebra o Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil

Até o dia 31 de agosto, o público poderá acessar presencialmente documentos originais sobre o momento histórico

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
No próximo dia 15, o estado do Pará completa 200 anos de sua adesão à Independência do Brasil. Para marcar a data, a Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Arquivo Público do Pará, proporcionará uma imersão na história por meio de documentos que estão sob a sua salvaguarda. Eles serão reunidos e apresentados ao público a partir desta sexta-feira (11) na exposição “Bicentenário da Adesão do Pará à Independência: Registros nos Documentos do Arquivo Público”.

Até o dia 31 de agosto, o público poderá acessar presencialmente documentos originais, sempre de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede do Arquivo Público do Pará, localizada na travessa Campos Sales, esquina com a 13 de Maio, no bairro da Campina, em Belém. A entrada é gratuita. No dia 15 - data da adesão -, a exposição será no Museu do Estado do Pará, com as cópias dos documentos e a versão original da Ata de Adesão, das 9h às 16h.

“Através deles, é possível visualizar os fatores que levaram à adesão, as fissuras políticas, as expectativas e decepções, e a sinalização para a eclosão da Cabanagem em 1835”, detalha Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público. Ele acrescenta que a exposição propõe uma ampla reflexão sobre o lugar que a Amazônia e a Província do Grão Pará ocupavam dentro do governo do Reino de Portugal e do futuro governo imperial do Brasil.

“Esses documentos oportunizam, sem dúvidas, uma vasta reflexão. Acessá-los é refletir, por exemplo, sobre a construção da nossa cidadania amazônica ao longo do tempo, já que nos fazem visualizar a participação popular dentro do processo de Adesão à Independência, assim também como as lutas travadas depois do fato histórico, já contra o Governo Imperial do Brasil”, observa Leonardo Torii.

Na quarta-feira (16), a programação contará com palestras de especialistas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que dividirão suas análises acerca dos documentos com o público. Às 8h30, José Alves de Souza Júnior discute o tema “A imprensa no processo de Adesão do Pará à Independência. Às 10h30, é a vez de Adilson Júnior Ishihara com o tema “Viva a Liberté! Uma utopia revolucionária na Amazônia”.

Itinerante

Além da programação na sede do Arquivo Público, a exposição também circula escolas públicas estaduais. Este mês, ela percorrerá três escolas, sendo duas da Região Metropolitana e uma no município de Salinópolis, no nordeste paraense. Sempre na  modalidade itinerante da exposição, são disponibilizadas cópias dos documentos históricos. 

“Nas escolas, a exposição está em circulação desde o início do ano e centenas de alunos e professores já tiveram a oportunidade de conhecer os documentos e o trabalho desenvolvido pelo Arquivo Público na preservação e disponibilização das informações contidas nesses documentos. A ideia é que ela fique em circulação até o final do ano. Assim, mais pessoas poderão ter contato direto com todas essas informações”, informa o diretor Torii.

Para o município de Vigia, que também organiza uma exposição em alusão à adesão intitulada “Vigia: Da Independência à Cabanagem”, o Arquivo Público disponibilizou 11 documentos que retratam o movimento da Cabanagem na região. Na Câmara de Vereadores serão expostos documentos de diversas instituições, entres eles, "Motins Políticos", uma importante fonte histórica escrita por Domingos Antônio Raiol, o Barão do Guajará, entre 1865 e 1884. A iniciativa local recebe o apoio da Secult.   

Confira a programação completa:

Exposição Fixa no Prédio do Arquivo Público do Pará
Data: De 11 a 31 de agosto
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Local: Arquivo Público do Estado do Pará, travessa Campos Sales com 13 de Maio, Campina
Entrada: Gratuita

Exposições Itinerantes
Exposição no Museu do Estado do Pará
Data: 15 de agosto (terça-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Museu do Estado do Pará
Entrada: Gratuita

Exposição em escolas de Belém
17 de agosto (quinta-feira) - Escola Estadual Edvaldo Brandão de Jesus, Belém
18 de agosto (sexta-feira) - Escola SESI, Ananindeua
21 de agosto (segunda-feira) - Escola Estadual Professor Teodato de Rezende, Salinópolis
Horário: 9h30 às 12h
Exposição voltada apenas para os alunos

Exposição “Vigia: Da Independência à Cabanagem” (Apoio)
Data: De 11 de agosto a 30 de setembro
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
Local: Câmara de Vereadores do Município de Vigia, Rua de Nazaré, 404, Centro, Vigia
Entrada: Gratuita
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?