14/08/2023 às 08h57min - Atualizada em 14/08/2023 às 08h57min

Pará registra aumento na contratação de jovens aprendizes no 1º semestre de 2023

Estado contratou cerca de 6 mil jovens, quase 12% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
Um novo estudo divulgado na sexta-feira (11), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), aponta que no primeiro semestre de 2023 houve crescimento na contratação formal de jovens aprendizes no Pará. Entre os meses de janeiro e junho, o Estado registrou a contratação de aproximadamente 6 mil jovens, cerca de 12% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contratados formalmente 5.384 jovens aprendizes. O estudo aponta ainda que, deste total, cerca de 51,5% (3.110 jovens) eram do sexo masculino, e o restante, cerca de 48,5% (2.920) eram do sexo feminino.

Segundo as análises do Dieese, ainda no 1º semestre todos os setores econômicos de atividades no Pará contrataram formalmente jovens aprendizes, com destaque para o setor de Serviços, responsável por cerca de 33,1% das contratações, seguido pelo Comércio e a Indústria.

O estudo apresentado é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o governo do Estado, por meio da Seaster (Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda).

Experiência

Recentemente, Yâmela Cristina foi inserida em uma das iniciativas do governo que incentivam a contração de jovens aprendizes. O Programa Primeiro Ofício garante oportunidade de aprendizagem a jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. O programa é coordenado pela Seaster.

“Tem sido tudo muito novo pra mim conhecer pessoas novas e ter um conhecimento maior sobre as coisas, tanto profissionais quanto pessoais. A sensação de ter uma grande responsabilidade, que é fazer parte de uma empresa, pode ajudar. Espero conseguir alcançar as metas que estou criando sobre o meu primeiro emprego de carteira assinada, e o programa vai me ajudar bastante financeiramente”, contou.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?