30/08/2023 às 08h49min - Atualizada em 30/08/2023 às 08h49min

Pará e Coreia do Sul celebram acordo para investimentos na área ambiental

O Termo de Cooperação Financeira foi assinado em Belém pelo governador Helder Barbalho e o embaixador sul-coreano, Ki-Mo Lim

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou nesta terça-feira (29) um Termo de Cooperação Financeira com a Embaixada da Coreia do Sul, que estabelece a colaboração em ações de prevenção e monitoramento ambiental, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com apoio de ferramentas tecnológicas e investimento de R$ 1,3 milhão.

O acordo foi assinado no Palácio do Governo, em Belém, e contou com a presença do titular da Semas, Mauro O’de Almeida; do embaixador da Coreia do Sul, Ki-Mo Lim, e de membros da delegação sul-coreana.

O Termo e Cooperação prevê que serão disponibilizados ao Estado 100 sensores para monitoramento da qualidade do ar e das emissões atmosféricas, um videowall (conjunto de monitores) para o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), 80 notebooks e 100 smartphones de última geração.

Fiscalização

“Essa é uma cooperação muito importante. A Coreia do Sul quer que empresas coreanas venham ao Pará, que invistam aqui. Inclusive, a partir deste acordo, abre-se a possibilidade para estabelecermos outras parcerias para atender às nossas demandas, sobretudo na área de tecnologia, onde eles têm liderança mundial. Com esse acordo, garantimos a doação de 100 sensores de ar, que vão permitir com que a gente faça a medição de qualidade do ar na Região Metropolitana de Belém, além de um videowall de 15 placas para melhorar nosso monitoramento ambiental, e notebooks e smartphones de última geração que vão servir para as nossas atividades de fiscalização no campo”, explicou o titular da Semas, Mauro O’de Almeida.

O secretário informou ainda que a cooperação estabelecida é apenas o início da parceria. A partir do próximo ano há a possibilidade de uma nova cooperação, para garantir a instalação de torres de comunicação no interior do Estado, incrementando o monitoramento do desmatamento e das queimadas no Pará.

“Essa doação do videowall vai ao encontro da ampliação que estamos fazendo do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental, e o dashboard que vamos ter, com mais placas no videowall, será também importante para o nosso monitoramento”, acrescentou.

Saúde e meio ambiente

Nos últimos anos, a Coreia do Sul vem consolidando cooperações com os estados da Amazônia Legal brasileira na área de saúde. Em 2023, a cooperação está voltada à área ambiental. Com base em ferramentas tecnológicas, o objetivo é garantir o fortalecimento institucional pela conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável nas áreas críticas do desmatamento e de queimadas não autorizadas na floresta amazônica.  

A maior parte das ferramentas disponibilizadas ao Estado será de produtos fabricados por empresas coreanas. As entregas deverão ser concluídas até o final deste ano.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?