20/05/2020 às 19h17min - Atualizada em 20/05/2020 às 19h17min

Católicos de Belém homenageiam Santa Rita de Cássia

Haverá programações nas paróquias São José de Queluz, em Canudos, e São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Belém
Com edição do belem.com.br
A procissão de Santa Rita foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém (Foto: Reprodução/Internet)
         
Nesta sexta-feira (22), a igreja católica celebra o dia de Santa Rita de Cássia, considerada como a santa dos impossíveis e advogada das causas perdidas. Na Arquidiocese de Belém a festividade está prevista, com participação dos fiéis somente on-line, nas paróquias São José de Queluz, em Canudos, e São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

Na paróquia São José de Queluz teve início o novenário no dia 13 de maio, com novena diária de Santa Rita, sempre às 18h, seguindo até o dia 21. Já no dia 22, sexta-feira, haverá missa às 7h e 19h. Após a missa da manhã a imagem de Santa Rita percorrerá as ruas da região, para que os fiéis, de suas casas, possam fazer as devidas orações. Toda programação será transmitida pelo Facebook da paróquia (https://www.facebook.com/SJQUELUZ/).

A devoção à Santa Rita de Cássia na paróquia de São José de Queluz ocorre devido a mesma ter ingressado na Ordem dos Agostinianos, congregação que administra a paróquia.

Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém

Vale lembrar que no mês de abril de 2019 a Câmara Municipal de Belém reconheceu a importância desta procissão para a vida social, cultural e católica da cidade de Belém e região. A procissão de Santa Rita foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém. Isso foi feito após a aprovação do projeto de lei apresentado pela vereador Toré Lima.

Todos os anos, os belenenses acompanham Santa Rita desde a sua partida até à sua entrada na igreja de São José de Queluz. A devoção foi trazida e preservada pelos Agostinianos Recoletos, congregação a qual é confiado o trabalho pastoral na paróquia.

Na paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, a festividade em honra à Santa começou nesta terça (19), com celebração de tríduo e spegue até esta quinta-feira (21), sempre às 19h. Já no dia 22, haverá a celebração eucarística às 19h. Todas as celebrações serão apenas transmitidas via redes sociais:
Uma novidade este ano, devido à situação da pandemia em que vivemos, é que a Diretoria de Ornamentação da Festa está oferecendo entregas a domicílio de rosas de Santa Rita que foram abençoadas no dia 19 e serão entregues no dia 22. O valor de cada rosa é de R$ 5, que serão direcionados para manutenção do Círio de 2020, previsto para novembro.

Já na paróquia de Santa Rita de Cássia, na Cidade Nova, em Ananindeua, a festividade foi transferida para o mês de agosto, para celebrar em conjunto com a comemoração de 30 anos de criação da paróquia.

PROGRAMAÇÃO:
Paróquia São José de Queluz
Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?