A Defesa Civil de Belém identificou riscos de deslizamento de encosta em razão de erosão, nas praias do Ariramba, Maraú, Paraíso e Praia Grande, na ilha Mosqueiro. Todas as áreas de risco serão interditadas. O laudo da Defesa Civil será encaminhado para a Agência Distrital, um projeto para recuperação da orla será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
"A Defesa Civil fez o levantamento técnico das áreas de erosão. Foram verificados alguns pontos em que a erosão está em estado avançando e nesses locais será recomendada a interdição do acesso, incluindo a interdição parcial de alguns estabelecimentos comerciais nas praias do Ariramba e Paraíso", explicou o engenheiro da Defesa Civil de Belém, Cláudio Paquet.
O laudo técnico produzido por ele será encaminhado para a Agência Distrital de Mosqueiro e servirá de subsídio para a interdição.
A agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, é quem receberá o laudo da Defesa Civil. Ela acredita que as medidas e providências são necessárias à proteção dos moradores e visitantes dos pontos afetados pela erosão e que apresentam risco iminente de desabamento.
Obras
"Identificamos em alguns trechos urgência na construção de muros de arrimos para proteger as pessoas que trabalham ou visitam o local, além do calçamento e pista" , declarou Edilberto Abreu, diretor da Seurb. Segundo ele, caso não haja na Seurb um projeto para a construção dos reforços, a secretaria irá elaborar em caráter emergencial.
Durante a vistoria na orla, também foram identificados postes de energia elétrica que correm risco de desmoronar. Um deles pertence à empresa concessionária de energia elétrica, ela será notificada pela Seurb para que faça a análise do equipamento e possível realocação.
Outro poste que corre risco, por conta da erosão, é exclusivo de iluminação pública. "Identificamos o risco e também o novo local para o instalar, por isso a Seurb irá agir de forma preventiva e mudar o local do poste", garantiu Félix Negrão.