A iniciativa humaniza o trâmite para concessão de benefícios previdenciários.(Foto:Digulgação)
A central de atendimento do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) adotou o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para facilitar a comunicação com os segurados que têm deficiência auditiva. Após treinamento, quatro intérpretes de Libras se familiarizaram com a rotina do setor que atua diretamente com o público e já estão trabalhando.
A proposta é dar mais qualidade ao atendimento, declarou o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, sobre a importância da implantação desse novo formato de prestação de serviços. "A iniciativa humaniza o trâmite para concessão de benefícios previdenciários e diminui as dificuldades que esse público enfrenta na busca de direitos".
Reconhecida no Brasil desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possibilita às pessoas surdas independência na comunicação.
O Igreprev também preparou suas instalações para garantir maior comodidade aos segurados e dependentes que apresentam alguma deficiência. O prédio sede recebeu piso tátil, banheiros adaptados e as unidades móveis ganharam rampas de acessibilidade. Com essas ações, o órgão promove a inclusão social de servidores ativos e inativos.