De 16 a 21 de novembro, Belém receberá o 3º Festival do Filme Etnográfico do Pará, no Cine Líbero Luxardo, no Centur. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação conta com mostras competitivas e de filmes especiais, além de workshop e exposição.
As mostras competitivas se dividem em duas categorias: Jean Rouch, que premiará o melhor filme etnográfico em curta, média e longa-metragem, e Divino Tserewahú, voltada para o cinema indígena - também com premiação para o melhor em curta, média e longa-metragem.
O workshop "O 'Fazer' e os Desafios da Produção Audiovisual Antropológica" ocorrerá via Google Meet, para discutir as variadas questões técnicas envolvidas em um filme etnográfico, bem como suas diferenças para o cinema documental.
Exposição
A exposição "Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo", inédita no país, é outra atração do Festival. Ela está aberta para visitação na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes, com curadoria de Jorane Castro e Orlando Maneschy. A exposição reúne fotografias e filmes da obra de Jorge Bodanzky, um dos mais importantes cineastas documentais do Brasil, homenageado no Festival.
As fotografias são exibidas de maneira intercalada com fragmentos de filmes Super 8 dos anos 1970, e filmagens realizadas como referências para seus filmes - como o clássico "Iracema, Uma Transa Amazônica".
A programação completa está no site do festival. O Cine Líbero Luxardo mantém os protocolos de segurança contra a covid-19: o uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento social. O espaço funcionará com 75% de sua capacidade (66 pessoas).
Serviço:
3º Festival do Filme Etnográfico
Período: de 16 a 21/11/2021
Horário: das 15h às 22h
Local: Cine Líbero Luxardo, Avenida Gentil Bittencourt, 650, no térreo.
Workshop "O 'Fazer' e os Desafios da Produção Audiovisual Antropológica".
Período: 16 a 21/11/2021
Horário: das 9h às 12h, via Google Meet.
Inscrições: site do III FFEP
Exposição "Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo".
Visitação até 28/02/2022
Horário: às 19h30
Local: Galeria Ruy Meira - Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236, bairro Nazaré.