16/11/2021 às 11h00min - Atualizada em 16/11/2021 às 11h00min

3º Festival do Filme Etnográfico ocorre em Belém

Além dos filmes, programação terá workshop e exposição

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
As inscrições do workshop são feitas no site do Festival. (Foto: Carlos Sodré/Arquivo Ag. Pará)

 

De 16 a 21 de novembro, Belém receberá o 3º Festival do Filme Etnográfico do Pará, no Cine Líbero Luxardo, no Centur. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual Visagem da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação conta com mostras competitivas e de filmes especiais, além de workshop e exposição.

 

As mostras competitivas se dividem em duas categorias: Jean Rouch, que premiará o melhor filme etnográfico em curta, média e longa-metragem, e Divino Tserewahú, voltada para o cinema indígena - também com premiação para o melhor em curta, média e longa-metragem.

 

O workshop "O 'Fazer' e os Desafios da Produção Audiovisual Antropológica" ocorrerá via Google Meet, para discutir as variadas questões técnicas envolvidas em um filme etnográfico, bem como suas diferenças para o cinema documental.

 

Exposição

 

A exposição "Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo", inédita no país, é outra atração do Festival. Ela está aberta para visitação na Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes, com curadoria de Jorane Castro e Orlando Maneschy. A exposição reúne fotografias e filmes da obra de Jorge Bodanzky, um dos mais importantes cineastas documentais do Brasil, homenageado no Festival.

 

As fotografias são exibidas de maneira intercalada com fragmentos de filmes Super 8 dos anos 1970, e filmagens realizadas como referências para seus filmes - como o clássico "Iracema, Uma Transa Amazônica".

 

A programação completa está no site do festival. O Cine Líbero Luxardo mantém os protocolos de segurança contra a covid-19: o uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento social. O espaço funcionará com 75% de sua capacidade (66 pessoas).

 

Serviço:

 

3º Festival do Filme Etnográfico

Período: de 16 a 21/11/2021

Horário: das 15h às 22h

Local: Cine Líbero Luxardo, Avenida Gentil Bittencourt, 650, no térreo.

Programação completa

 

Workshop "O 'Fazer' e os Desafios da Produção Audiovisual Antropológica". 

Período: 16 a 21/11/2021

Horário: das 9h às 12h, via Google Meet.

Inscrições: site do III FFEP

 

Exposição "Bodanzky: Notas de um Brasil Profundo".
Visitação até 28/02/2022
Horário:
às 19h30
Local:
Galeria Ruy Meira - Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236, bairro Nazaré.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?