15/12/2021 às 16h00min - Atualizada em 15/12/2021 às 16h00min

MPPA entra com ação contra empresa que causou incêndio em Barcarena

Mineradora Imerys tem pendências no licenciamento ambiental

MPPA
Com edição do Belem.com.br
Empresa pagará multa diária se não cumprir as determinações. (Foto: Notícias de Mineração)
                        
O Ministério Público do Estado do Pará entrou com uma ação civil pública (ACP) contra a empresa Imerys Rio Capim Caulim S/A, responsável pelo incêndio ocorrido no dia 6 de dezembro, em Vila do Conde, Barcarena. As investigações apontam que a mineradora possui pendências em relação ao licenciamento ambiental de suas operações.

Além disso, diligências concluíram que o galpão que armazena o produto conhecido como hidrossulfito de sódio não atende aos padrões de segurança necessários. Por isso, a ação o Ministério Público requer ao Judiciário que seja determinada a suspensão das atividades da empresa, que envolvam a aquisição e utilização do hidrossulfito de sódio, até que a Imerys regularize suas pendências e comprove as adequações às normas da ABNT, regulamentadoras de Galpões de Armazenamento de Químicos.

Foi requerida também a retirada das 500 toneladas do produto químico instaladas no galpão, devendo o material ser removido em um prazo máximo de três meses para um local seguro e distante da população, até que se comprove a absoluta inexistência de risco de novos incêndios e explosões.
Em caso de descumprimento das duas obrigações citadas, para cada uma delas, foi  estipulado o pagamento de multa diária no valor de R$ 100 mil e crime de desobediência.

Enquanto não for possível a retirada das 500 toneladas do produto, a Promotoria requer ainda a apreensão de todos os galões existentes no galpão, até que se possa remover o material ou se comprove a absoluta segurança da área de estocagem, ficando a Imerys como depositária do material.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?