05/01/2022 às 12h43min - Atualizada em 05/01/2022 às 12h43min

Preamar comemora o aniversário de Belém e do Movimento Cabano

Ações iniciam a partir de sexta-feira com atividades gratuitas

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
A reabertura do Museu de Arte Sacra faz parte da programação. (Foto: Reprodução/Ag. Pará)
                          
A partir da próxima sexta-feira (7), ocorre em Belém o Preamar Cabano, evento para celebrar os 406 anos da capital paraense e os 186 anos do Movimento da Cabanagem, um dos mais importantes movimentos populares do país. A programação conta com atividades gratuitas.

No Arquivo Público do Estado do Pará, às 09h, será aberta a Exposição "Reflexos Cabanos na Cidade de Belém". A mostra apresenta, por meio de documentos históricos do acervo do Arquivo Público, a situação da cidade de Belém após as batalhas da Cabanagem. Diversos documentos relatam as dificuldades econômicas por que a região passou, assim como a situação de presos políticos (prisões, captura, anistia e penalidades). Além disso, os anos que sucederam o episódio histórico também foram marcados pela reconstrução física da cidade. A exposição ocorre de 7 a 31 de janeiro, sempre das 09h às 15h.

Nos dias 7 e 8, às 20h, o Museu do Estado do Pará (MEP) recebe o Grupo Palha para a apresentação do espetáculo "Batista", uma livre adaptação do espetáculo "Batista", do autor paraense Carlos Correia Santos. O projeto traz para os palcos traços da vida e do legado ideológico do cônego Batista Campos, um dos principais líderes do Movimento da Cabanagem. Também no dia 7, às 20h, será realizado o show "Cabano", com o cantor Rafael Lima, no Teatro Estação Gasômetro. No dia 08, às 19h, o cantor faz reapresentação do show, na Estação Cultural de Icoaraci.

No dia 11, às 9h30, no Memorial da Cabanagem, no Entroncamento, ocorre a aula "A Cabanagem em debate: Memórias e Análises", mais uma atividade planejada pelos servidores do Arquivo Público, Leonardo Torii e André Lima. O objetivo é ressaltar a importância histórica da Cabanagem no monumento construído para essa finalidade. Além da fala dos palestrantes, o público poderá conferir a exposição permanente do Memorial, assim como de um vídeo-animação produzido pelo Departamento de Editoração e Memória da Secult.

Nos dias 11,18 e 25 o ateliê do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas promove oficinas de animação "Flipbook, imagens que falam" e "Pixelation, contando história". As ações fazem referência à história do movimento cabano por meio do projeto Animação nas Onze: cultura e patrimônio.

Outro equipamento que não poderia ficar de fora das ações do Preamar Cabano é o Theatro da Paz, que no dia 12 de janeiro - aniversário de Belém, às 20h, recebe o público para mais uma apresentação da 9ª Sinfonia de Beethoven apresentada pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

Ainda como parte das celebrações dos 406 da capital paraense, o Museu de Arte Sacra será reaberto à população paraense totalmente revitalizado. O prédio secular recebeu intervenções para reconstituição da pintura das fachadas, reparo do telhado, na cimalha toda, além da retirada de infiltrações e goteiras, bem como desentupimento e reconstituição das calhas e outros itens. A reabertura ocorre no dia 14, partir das 18h, com a exposição " Belém periférica: sonora e noturna", na Galeria Fidanza e a apresentação da OSTP, às 19h, com a Missa Cubana, na Igreja de Santo Alexandre.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?